“B. F. Skinner (1904-1990) foi um legítimo sucessor de Watson, ao mesmo tempo em que conferiu ao movimento behaviorista impressões próprias, alargou enormemente os horizontes da investigação científica do comportamento e deu origem a uma extensa comunidade científica reunida em torno de programas de investigação por ele inaugurados. Seguindo o percurso de Watson, Skinner iniciou sua carreira estudando o reflexo (cf. Skinner, 1931/1961), mas já no início desse estudo apareceram as marcas de seu projeto. Interessava-o não simplesmente a possibilidade do condicionamento, ou sua suficiência para explicar a aprendizagem, mas principalmente a variabilidade do reflexo (cf. Sério, 1990; Skinner, 1938)”.
Fonte: TOURINHO, E. Z. Notas sobre o behaviorismo de ontem e de hoje. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 189, jan./mar. 2011.
Com base nos estudos sobre o behavorismo, analise as afirmativas a seguir:
I. Para Skinner, o ser humano é produto do processo de aprendizagem vivido ao longo de sua vida, ele assimila e responde ao que experienciou (aos estímulos externos) no decorrer da sua história.
II. Os behavioristas consideram que a aprendizagem é algo natural e inerente ao indivíduo.
III. Os behavioristas defendem que o ensino deve usar o condicionamento (repetição, treinamento, reforços positivos e negativos).
IV. Para os behavioristas, a aprendizagem é uma mudança de comportamento como reação a estímulos externos.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.