Carlos Henrique é graduado no curso de Ciências Contábeis e acaba de receber a proposta para assumir um dos empreendimentos mais importantes da família. Seu avô materno foi o fundador de uma indústria de embalagens, a Souza & Rodrigues Ltda., a qual produz um único tipo de embalagem. O idealizador desse negócio sempre se preocupou com a praticidade, qualidade e durabilidade de seu produto.

 

No decorrer dos estudos realizados na disciplina você teve a oportunidade de aprender sobre relevantes conceitos da contabilidade de custos, como a classificação dos gastos, os elementos de custos, a escolha do método de custeio e por fim, a apuração do resultado econômico de uma atividade de negócio em determinado período. Agora chegou o momento onde você será desafiado a realizar o cálculo do custo e apurar o resultado na venda das embalagens fabricadas pela Souza & Rodrigues Ltda.

 

Imagine que você recebeu o relatório a seguir, referente ao mês de janeiro, contendo os respectivos gastos:

 

  

 

RELAÇÃO DOS GASTOS DO MÊS DE JANEIRO                VALOR EM R$

 

 

 

– Honorários da diretoria administrativa                                     R$ 1.400,00

 

– Salários e encargos dos funcionários da administração         R$ 2.800,00

 

– Salários dos supervisores e gerentes de produção                R$ 6.200,00

 

– Aluguel da fábrica                                                                    R$ 3.000,00

 

– Depreciação das máquinas industriais                                    R$ 500,00

 

– Seguro do departamento de vendas                                       R$ 400,00

 

– Material direto consumido                                                       R$ 5.000,00

 

– Comissão sobre vendas por unidade                                      R$ 2,00

 

 

 

**Observação: na atividade proposta incidirá apenas o ICMS de 12% sobre a venda, pois não serão considerados outros tributos (IPI, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL).

 

  

 

Depois de tomar ciência sobre os dados contidos no relatório, analise as informações apresentadas a seguir:

 

 

 

*No mês de janeiro identificou-se que não existiam estoques do ano anterior;

 

*No mês de janeiro foram produzidas o equivalente a 1.000 embalagens, das quais foram vendidas o correspondente a 80% da produção;

 

*No mês de fevereiro a empresa decidiu aumentar sua fabricação para 1.400 embalagens, tendo os mesmos gastos, porém com exceção do material direto que oscila de acordo com a quantidade produzida;

 

*Sabe-se que no mês de fevereiro foram vendidas o correspondente a 650 embalagens;

 

*O preço de venda que a entidade optou para comercializar a embalagem nos meses de janeiro e fevereiro foi de R$ 35,00 por unidade.

 

*As despesas fixas são iguais nos meses de Janeiro e Fevereiro.

 

Com base nas informações disponíveis, sua tarefa agora será de atender as seguintes demandas:

 

 

 

  1. Separar os gastos em custos e despesas;

 

  1. Classificar os custos e despesas em fixos e variáveis;

 

  1. Elaborar a Ficha de Controle de Estoque pelo custo médio dos meses de janeiro e fevereiro utilizando o método de custeio por absorção (no cálculo do custo unitário, considere três casas após a vírgula);

 

  1. Estruturar a Demonstração do Resultado referente os meses de janeiro e fevereiro, com base no método de custeio por absorção e apurar o lucro/prejuízo do período;

 

  1. Elaborar a Ficha de controle de Estoque pelo custo médio dos meses de janeiro e fevereiro utilizando o método de custeio variável;

 

  1. Estruturar a Demonstração do Resultado referente aos meses de janeiro e fevereiro, com base no método de custeio variável e apurar o lucro/prejuízo do período.

 

IMPORTANTE:

 

*Para fins didáticos, nessa atividade incidirá apenas o ICMS de 12% sobre a venda, não serão considerados outros tributos (IPI, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL);

 

*Para fins didáticos, considere que não houve movimentação contábil antes do mês de Janeiro;

 

​*Assista o vídeo explicativo do M.A.P.A., disponível em “VÍDEOS EXPLICATIVOS”;

 

 

 

INSTRUÇÕES DE ENVIO:

 

​*Faça o download do arquivo “Formulário MAPA – Contabilidade de Custos”, disponível no Material da Disciplina;

 

*Responda os campos solicitados no arquivo e atente-se às abas;

 

*Após o preenchimento do formulário, salve o arquivo no seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente em “Finalizar o questionário”.

 

*Ao anexar, certifique-se de que se trata do arquivo correto, pois após a finalização, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

*Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

 

*Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação de forma satisfatória.

 

*Atente-se ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados.​

 

Bons estudos!

 

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