QUESTÃO 4
Com a recente pandemia da Covid-19 e, consequentemente, com a crise econômica que abalou todos os mercados mundiais, as diferentes respostas aos problemas de distribuição de vacinas, lockdowns, apoio às empresas e às famílias, bem como outras ações mostraram o quão complexo é o equilíbrio do capitalismo e o quão rápido pode se aprofundar o fosso existente entre ricos e pobres. Para a parcela de 1% mais rica do planeta, a acumulação de riqueza torna-se algo natural, e uma perda pequena em seu patrimônio não afeta sua qualidade de vida; entretanto, para aqueles mais pobres, tornam-se dramáticas as diversas perdas na sua qualidade de vida, seja a impossibilidade de oferecer uma escola de qualidade aos filhos, não poder mais pagar o combustível do seu carro ou até mesmo ter de abdicar de seu plano de saúde.

 

Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/capitalismo-democracia-e-desigualdade/.

Acesso em: 18 ago. 2022.

 

Existem três dimensões da cidadania: status, exercício e consciência. O status de cidadania é o conjunto de direitos e obrigações entre indivíduos e o estado. Exercício de cidadania se refere às condições necessárias para a realização dos direitos de cidadania e a incorporação de novos direitos — transformação das necessidades em direitos legítimos —, de modo a redefinir e a expandir a noção anterior de cidadania. A consciência de cidadania faz referência à convicção de ser cidadão, com o reconhecimento do Estado expresso em práticas concretas que garantem o exercício da cidadania.

 

Adaptado de: PRADO, F M. Educação, Direitos Humanos e Cidadania.

Maringá: UniCesumar, 2021.

 

Avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas.

I. O capitalismo reduz a desigualdade social por meio das oportunidades de trabalho que sempre favoreceram os empregados. Desde o século XIX, na Europa, essa ideologia baseada na igualdade protege os menos favorecidos dos abusos do Estado.

II. A estratégia adotada pelo Estado para minimizar os conflitos entre classe trabalhadora e empregadores foi conceder certos direitos aos trabalhadores.

III. A Educação habilita os indivíduos por meio do conhecimento e desenvolvimento de suas consciências e habilidades a construir a cidadania.

IV. No Brasil, a cidadania real, vista no cotidiano, é idêntica à cidadania formal, presente nas leis, o que demonstra a redução da desigualdade por meio da representatividade política popular nos poderes públicos.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 – F, F, V, F.
Alternativa 2 – V, V, F, F.
Alternativa 3 – F, V, V, F.
Alternativa 4 – V, V, F, V.
Alternativa 5 – F, V, F, V.

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