Com base na reflexão trazida pelos textos anteriores, esta atividade MAPA busca promover o resgate de brincadeiras tradicionais
MAPA – RECREAÇÃO E LAZER – 52_2025
Com base na reflexão trazida pelos textos anteriores, esta atividade MAPA busca promover o resgate de brincadeiras tradicionais, valorizando o seu papel na construção da memória coletiva e estimulando o desenvolvimento social e cultural, com foco na redução da imersão digital e no aumento das interações físicas e sociais entre os indivíduos. Desse modo, a atividade será realizada em duas etapas, atente-se ao seu contexto de aplicação (escolar – LICENCIATURA e recreacional – BACHARELADO).
Agora é hora de “colocar as mãos na massa”:
Etapa 1 – Levantamento de Brincadeiras Tradicionais
Objetivo da Etapa:
Conhecer e resgatar brincadeiras tradicionais, investigando sua presença nas gerações passadas e sua adaptação no presente.
Instruções:
Realize três entrevistas com pessoas de diferentes faixas etárias (avós, pais, filhos, tios, irmãos, amigos etc.), perguntando quais eram as brincadeiras que costumavam brincar na infância.
Registre detalhes importantes como: nome da brincadeira, como se brinca/joga, regras principais, materiais necessários, local, e qual o seu objetivo/significado.
Busque identificar ao menos três brincadeiras tradicionais (em comum), que eram populares na infância das pessoas entrevistadas, e preencha os dados coletados nas fichas disponíveis no MODELO MAPA.
Etapa 2: Proposta de Plano de Aula ou Atividade Recreativa
Objetivo da Etapa:
Elaborar uma proposta prática, aplicando as três brincadeiras tradicionais coletadas na etapa anterior, como recurso pedagógico essencial para a construção da identidade cultural e desenvolvimento social das crianças, promovendo um ambiente dinâmico, inclusivo e motivador.
Instruções:
Para os alunos da Licenciatura em Educação Física (contexto escolar): Elabore um plano de aula para uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando as brincadeiras tradicionais coletadas na etapa 1. O plano deve incluir:
– Tema da aula: escolha em acordo às temáticas da área e reflexão proposta na atividade.
– Objetivos: estabeleça objetivos pedagógicos em acordo à reflexão proposta na atividade.
– Materiais necessários: liste os materiais e recursos utilizados.
– Organização: defina o tempo de duração, número de participantes etc.
– Encaminhamentos e avaliação: descreva como se dará o desenvolvimento de sua aula, como as atividades pesquisadas serão realizadas e como se dará a avaliação do aprendizado (físico, social e emocional).
Para os alunos do Bacharelado em Educação Física (contexto de recreação em hotel): elabore uma programação de recreação para crianças e/ou adolescentes em um hotel, resgatando as brincadeiras tradicionais coletadas. A programação deve incluir:
– Nome da programação: escolha um nome lúdico e em acordo à reflexão proposta na atividade.
– Objetivos: estabeleça objetivos recreativos e sociais em acordo à reflexão proposta na atividade.
– Materiais necessários: liste os materiais e recursos utilizados.
– Organização: defina o tempo de duração, número de participantes, etc.
– Encaminhamentos e fechamento: descreva como se dará o desenvolvimento de sua programação, como as atividades pesquisadas serão realizadas e como se dará a reflexão sobre a temática junto aos participantes.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.