Com o avanço das tecnologias associadas à Indústria 4.0, os manipuladores robóticos têm se consolidado como soluções estratégicas em linhas de produção altamente competitivas. Nesse cenário, a Engenharia Mecatrônica se destaca como uma área-chave, pois fornece a base interdisciplinar necessária para o desenvolvimento, programação e integração desses sistemas autônomos. Esse profissional é capacitado para conectar o mundo físico ao digital, promovendo soluções inovadoras que alinham desempenho técnico, confiabilidade e sustentabilidade operacional. Dessa forma, a Engenharia Mecatrônica não apenas viabiliza a automação por meio de robôs manipuladores, mas também potencializa sua evolução contínua em direção a ambientes produtivos mais inteligentes, flexíveis e adaptáveis.

 

Referência:

CECCARELLI, M. Fundamentals of mechanics of robotic manipulation. Cham, Switzerland: Springer, 2022.

 

 

 

Conforme o contexto apresentado, realize as etapas a seguir:



ETAPA 1: Elabore uma revisão teórica, com base em fontes confiáveis (livros, artigos, materiais técnicos) sobre:



a) Os principais tipos de manipuladores robóticos empregados na indústria, destacando suas classificações (cartesianos, cilíndricos, esféricos, SCARA, articulados) e respectivas aplicações práticas.

b) Os componentes fundamentais, controladores e linguagem de programação que compõem os sistemas de manipulação robótica, abordando os seguintes aspectos: Graus de liberdade, tipos de atuadores (servomotores, pneumáticos e hidráulicos), sensores (posição, velocidade, proximidade e força), controladores (Teach Pendant) e linguagens de programação (A+ e Python).



ETAPA 2:



Com base nos conceitos estudados, elabore uma proposta de aplicação conceitual para um sistema de manipulação robótica, descrevendo um cenário simulado, a descrição deste cenário e a justificativa técnica da escolha do tipo de manipulador.



Orientação para a realização desta etapa:

Você deve descrever os seguintes itens a serem avaliados:

1-Cenário simulado (Nesta etapa você deve descrever qual será o processo industrial que o robô manipulador irá atuar. (EX: manipulação de peças delicadas, empacotamento automatizado, paletização, organização de itens, entre outros).

2-Descrição do cenário (Nesta etapa, você deve descrever o cenário da sua aplicação (por exemplo: Em um centro de distribuição, é necessário automatizar o processo de paletização de caixas contendo produtos acabados), indicar qual tipo de robô manipulador seria mais adequado (por exemplo: cartesiano, SCARA, articulado etc.).

3- Justificativa técnica da sua escolha com base nas características do cenário apresentado (por exemplo: Para essa aplicação, opta-se por um robô manipulador X por causa da precisão em movimentos no plano horizontal, com graus de liberdade que são adequados para a movimentação etc…)

 

Com o avanço das tecnologias associadas à Indústria 4.0, os manipuladores robóticos têm se consolidado como soluções estratégicas em linhas de produção

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

Com o avanço das tecnologias associadas à Indústria 4.0, os manipuladores robóticos têm se consolidado como soluções estratégicas em linhas de produção ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.