Questão 7
Texto 1
Com referência à agressividade, tanto Freud quanto Lacan situam-na como constitutiva do eu, na base da constituição do eu e na sua relação com seus objetos. Não negam sua existência, ao contrário, afirmam a agressividade na ordem humana, ordem libidinal. Existe a agressividade, mas ela pode ser sublimada, pode ser recalcada, não precisa ser atuada, pois o humano conta com o recurso da palavra, da mediação simbólica. (Ferrari, 2006).
Fonte: FERRARI, I. F. Agressividade e violência. Psic. Clin. Rio de Janeiro: PUC/RJ, v.18, n.2, 2006, p.49 – 62.
Texto 2
A agressão é uma forma de resolução de conflitos pela coerção física ou psicológica, podendo se manifestar de maneira explícita e/ou se apresentar de forma encoberta. (Leme, 2004 apud Barbosa et al., 2011).
BARBOSA, J.G. et al. Agressividade na infância e contextos de desenvolvimento: família e escola. Psico. Porto Alegre: PUCRS, v. 42, n. 2, 2011, p. 228-235.
Considerando o que se apresenta nos textos supracitados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O sujeito agride apenas por vontade de machucar, sem intenção de estabelecer vínculo ou comunicar algo. Ele não busca resposta, nem age por impulso relacional, mas por pura agressividade. Assim, a agressividade não contribui para a formação do sujeito, sendo um fator destrutivo.
PORQUE
II. O excesso de agressividade, nesse caso, não precisa ser controlado, pois a agressão e a autoagressão são vistas como expressões naturais do ser.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.