QUESTÃO 3

Leia o Texto:
Commodities: Diferença entre preço físico e da Bolsa de Valores

A primeira coisa que precisamos saber para começar uma análise de preços do mercado físico e da Bolsa de Valores são os dois principais tipos de negociação de commodities: as negociações Spot e A Termo. A negociação Spot é aquela cujo produto está disponível para resgate imediato. Ou seja, eu faço a compra de uma commodity, como por exemplo o milho, e posso fazer o resgate e utilizar esse produto no mesmo momento. Já uma compra A Termo se refere a uma compra de disponibilização futura. Ou seja, eu faço a compra agora para resgatar mais pra frente. Com isso eu consigo pagar um valor menor por um produto que eu vou necessitar no futuro. Boa parte dos negociadores, tanto compradores quanto vendedores, se utilizam do preço negociado em bolsa para ter como referência o preço que vai ser colocado sobre o produto. Seja ele para compra ou seja para venda. A relação entre esses dois é extremamente intrínseca na negociação do mercado. Principalmente quando falamos de exportação e mercados internacionais. Ela é uma base muito relevante na hora precificar e ter como referência o comportamento do mercado. Contudo, na hora de avaliar o preço físico, existem outros fatores que vão influenciar na hora da negociação. Cada cidade ou região do país tem um preço específico para seu local, fazendo com que o preço físico varie muito. Por exemplo, no Mato Grosso e em toda a região centro-oeste tendem a praticar preços consideravelmente menores do que os da região sudeste ou sul, pois eles representam dois pólos diferentes. Um é polo produtor e o outro é um pólo comprador.
Fonte: https://blog.tarken.ag/commodities-diferenca-entre-preco-fisico-e-da-bolsa-de-valores/

O texto acima fala sobre a diferença de preço das commodities no mercado físico e o mercado de bolsa. Dois conceitos importantes que trata destas diferenças é os conceitos de Base, diferença de Base e de Hedge. Sobre estes conceitos, leias as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I. Base representa a diferença entre o preço da commodity no mercado físico em dada região e o seu preço futuro determinado nos pregões da bolsa, que serve de referência de preço futuro para todas as regiões.
II. A convergência de preços ocorre quando o preço futuro e o preço à vista se aproximam, tornando-se iguais na data do vencimento do contrato futuro que deve ser liquidado. Quando a convergência de preços é total a Base é zero.
III. O conceito de hedge perfeito é aplicado quando, na data de abertura de um contrato, o valor da base e do seu vencimento for conhecido e permanecer o mesmo até o seu vencimento. O hedge seria perfeito, pois o comprador ou o vendedor eliminaria todo o seu risco, obtendo, exatamente, o preço que tinha planejado.
IV. O hedge perfeito é ocorre quanto ΔB = 0, ou seja, a variação da base é nula ao longo do tempo, sendo que, para isso acontecer, seria necessário que os preços futuro e físico apresentassem a correlação positiva perfeita, isto é, a variação do preço à vista e futuro é da mesma magnitude.


A alternativa correta é:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.