Questão 10
Texto 1

A importância do texto na sala de aula

Palmyra Baroni Nunes
Licenciada em Letras – Inglês/Literaturas (UERJ), mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês (UFF), professora da rede municipal de ensino
Como o texto é tratado na sala de aula? De acordo com Vereza; Taddei (1997, p. 133), na “sala de aula, o texto tem sempre um objetivo pedagógico, isto é, o seu conteúdo tem que ser aprendido pelo leitor, pois irá ser cobrado em futuras avaliações. O texto passa a representar o conhecimento que o aluno não tem e que deve ser aprendido”.

Essa visão do texto como conteúdo a ser aprendido para depois ser avaliado é perpetuada em nossas escolas, não raro impedindo o aluno/leitor de “vivenciar a sua relação com o texto como leitura, isto é, como um processo de construção de significado que exige interação entre leitor, texto e contexto” (Vereza, p. 133). Assim, o prazer que pode ser obtido do leitor dialogando com o texto, trocando experiências, aplicando seu conhecimento de mundo, seu conhecimento prévio do assunto, aprendendo coisas novas, ampliando horizontes, é sufocado. Sob essa perspectiva, “a atenção do aluno é dirigida ao texto propriamente dito, não apenas a estruturas nele contidas; este é tratado como mero repositório de informações. Essa concepção pode ser constatada pela abundância de perguntas que servem de estímulo para a extração ou evocação de informações explícitas que seguem o texto”. (Kleiman, 2001, p. 56).

Assim, deixa-se de incentivar o uso de estratégias que apelem para a construção do sentido do texto e permitam ao aluno monitorar seu próprio aprendizado. Nossa experiência em sala de aula, primeiramente, leva-nos a pesquisar e assim fazer uma nova “leitura” do espaço pedagógico em que a língua inglesa é estudada, já que ele também constitui-se num “texto para ser constantemente “lido”, interpretado, “escrito” e “reescrito”. Nesse sentido, quanto mais solidariedade exista entre o educador e educandos no “trato” desse espaço tanto mais possibilidades de aprendizagem democrática se abrem na escola” (Freire, 1998, p. 109).

Uma das vertentes dessa nova leitura do espaço pedagógico é conhecer as estratégias que os alunos usam durante a leitura e apontar o benefício que isso pode trazer para a compreensão de textos. A valorização do repertório de “coisas especiais” (termo cunhado por Oxford) vem, efetivamente, promover uma mudança de paradigma no ensino de língua no setor público.

Fonte: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/24/a-importancia-do-texto-na-sala-de-aula#:~:text=sala%20de%20aula%2C%20o%20texto,e%20que%20deve%20ser%20aprendido. Acesso em: 8 fev. 2024.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os textos não podem ser constituídos apenas por uma unidade linguística.

PORQUE
II. Eles, geralmente, tem extensão invariável.
 A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Como o texto é tratado na sala de aula? De acordo com Vereza; Taddei (1997, p. 133), na “sala de aula, o texto tem sempre um objetivo pedagógico

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

Como o texto é tratado na sala de aula? De acordo com Vereza; Taddei (1997, p. 133), na “sala de aula, o texto tem sempre um objetivo pedagógico ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.