QUESTÃO 6

Compreendendo os movimentos estéticos como transformações inseridas em um contexto sócio-histórico, leia o excerto:

“O Neorrealismo tem sua abertura oficial em 1939, segundo a história da Literatura Portuguesa. No ano em questão, publica-se Gaibéus, romance de Alves Redol. O escrito é preocupação viva com questões sociais, sintonia que é o cerne da estética e seu grande atrativo. […] Em perspectiva mais ampliada, pode-se afirmar ainda que, no caso de Portugal, o Neorrealismo é também expressão intensa de insatisfações políticas. A intelectualidade portuguesa mais à esquerda posiciona-se por meio dele contrária ao Estado Novo Português.”

 

Fonte: AMBIRES, J. D. O Neorrealismo em Portugal: escritores, história e estética. Trama[S. l.], v. 9, n. 17, p. 95–107, 2013, p. 2.

Após analisar o excerto, analise as afirmativas a seguir:

I. O Neorrealismo só surge em Portugal, pois há um contexto político que exige mudanças literárias e culturais.

II. A intelectualidade portuguesa da época buscou representar suas insatisfações por meio da literatura que teve essa função exclusiva.

III. A compreensão de que todo autor é um homem de seu tempo fica evidente no excerto e no contexto de surgimento do Neorrealismo.

IV. A dificuldade política instaurada pelo Estado Novo em Portugal auxilia no impulso da nova estética promovida pelo Neorrealismo.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – V,V,F,F.
Alternativa 2 – V,F,V,F.
Alternativa 3 – F,V,F,V.
Alternativa 4 – F,F,V,V.
Alternativa 5 – V,F,F,V.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.