Compreender as relações entre mobilidade urbana e o processo saúde-doença requer perceber que a mobilidade urbana está diretamente relacionada ao tipo de cidade e sociedade onde ela ocorre. Assim, as diferentes condições de mobilidade nas cidades, um fenômeno subjacente à qualidade física e social do espaço urbano, pode implicar em iniquidades em saúde, em especial em países do capitalismo periférico.
Fonte: SILVA, Silmara Vieira da; DALL’ALBA, Rafael; DELDUQUE, Maria Célia. Mobilidade urbana e determinação social da saúde: uma reflexão. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 32, supl. 1, 2023.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos da Geografia da Saúde, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A mobilidade urbana constitui um determinante social da saúde, pois as desigualdades de acesso ao transporte e aos serviços urbanos podem ampliar riscos epidemiológicos e gerar iniquidades em saúde.
PORQUE
II. Nos países do capitalismo periférico, a mobilidade urbana garante homogeneidade no acesso à cidade e contribui para reduzir desigualdades sociais e territoriais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.