QUESTÃO 6
Conforme a visão de Valente (2019), o ensino híbrido vai além da simples combinação entre aulas presenciais e atividades online. A abordagem busca, na verdade, ressignificar o papel do professor e do aluno, promovendo a personalização do aprendizado. As tecnologias digitais, nesse contexto, não são apenas ferramentas, mas elementos que permitem que o estudante tenha controle sobre seu próprio tempo, ritmo e espaço de estudo. A sala de aula física, por sua vez, transforma-se em um espaço para atividades mais interativas e colaborativas, como projetos, debates e resolução de problemas, onde o professor atua como mediador e orientador. Assim, o ensino híbrido, de acordo com Valente (2019), busca criar um ecossistema de aprendizagem mais aberto e dinâmico, que se adapta às necessidades da nova era digital e valoriza o protagonismo do aluno em seu processo de formação.

 

 

Fonte: VALENTE, J. A. Criando condições para que alunos identifiquem suas preferências de aprendizagem: uma experiência com a graduação em Midialogia. In: CAMPOS, F. R.; BLIKSTIEN, P. (org.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019.​

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A pandemia acelerou a expansão do ensino híbrido na educação brasileira, evidenciando seu potencial e, ao mesmo tempo, expondo desafios e perdas.​

PORQUE

II. A proposta do ensino híbrido já era realidade em cursos superiores, com muitos alunos buscando essa modalidade mais flexível. A pandemia acelerou a adoção dessa dinâmica também na educação básica.​

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta​:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.