QUESTÃO 2
Conforme bem colocado por Krugman, Obstfeld e Melitz (2015), os mercados que são protegidos tendem a limitar os ganhos de economias de escala externas, enquanto que nas economias de escala internas, elas diminuem a competição, aumentam os lucros, dividem a produção pelo mundo e fazem com que muitas empresas entrem na indústria protegida. Então, com esse aumento no número de firmas no mercado, a escala de produção das empresas torna-se ineficiente. Outro argumento que também merece destaque é o de incentivo aos empreendedores para exportar ou ainda competir com as importações, pois o livre comércio permite que as empresas tenham oportunidades de aprender e de inovar, quando comparado com um sistema de comércio em que o governo de alguma nação dita o padrão do comércio internacional naquele país.

Fonte: CARVALHO, Luciane Cristina. Economia Internacional I. Maringá, PR: Unicesumar, 2018.

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – O livre comércio reduz a inovação, pois elimina a competição internacional.
Alternativa 2 – Nas economias de escala internas, a proteção de mercado aumenta a eficiência das firmas, já que produz em maior escala.
Alternativa 3 – Mercados protegidos ampliam de forma sustentável as economias de escala externas, tornando as empresas mais eficientes.
Alternativa 4 – A proteção de mercados garante ganhos constantes de escala e eleva a competitividade das firmas nacionais no longo prazo.
Alternativa 5 – O livre comércio incentiva empreendedores a exportar, competir com importações e aproveitar oportunidades de aprendizado e inovação.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.