Conforme Torquato (2014), o marketing político não elege candidato, mas quando bem aplicado ajuda a eleger e a render a aprovação, no entanto, quando mal aplicado pode contribuir para a derrota do candidato. Assim, a meta de todo o planejamento de marketing político envolve atenuar os pontos fracos do perfil do candidato, melhorar os pontos fortes, e contribuir para a vitória eleitoral ou para a renovação do mandato. O marketing político opera em duas frentes sendo em campanhas majoritárias e proporcionais e no marketing permanente. Para o autor, o profissional de marketing deve ter visão sistêmica de todos os eixos do marketing político, sendo “capaz de visualizar os novos nichos de interesses de uma sociedade exigente, crítica e sensível aos mandos e desmandos dos governantes”.
TORQUATO, G. Novo manual de marketing político. São Paulo: Summus, 2014 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas a respeito do marketing político, analise as afirmações a seguir:
I. O marketing político deve ser constante e deve aproximar tanto o partido como o candidato da sociedade.
II. O marketing político deve contribuir para a promoção do candidato, bem como ajudar a melhorar alguns pontos fracos, preservando a identidade do candidato.
III. O candidato deve adotar uma postura de compromisso com os cidadãos, buscando também desenvolver aspectos como uma maior aproximação e identificação para um relacionamento duradouro.
IV. O marketing político corresponde a um ramo do marketing aplicado em um único momento, sendo durante o período eleitoral visando a promoção do candidato, no qual encerra com a vitória ou derrota do candidato.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
