Cristina tem 4 anos e tem demonstrado muito interesse em participar do momento da tarefa do irmão de 6 anos. A família organizou este momento para o início da noite de modo que um dos pais acompanhasse a elaboração das atividades escolares. O irmão tem trabalhado na escola o conteúdo de números e partilhado com a irmã suas descobertas. Em uma das tarefas ele precisava escrever os números que sabia em sequência crescente. Cristina pediu para a mãe papel e lápis para realizar a mesma tarefa. Nesse contexto, aconteceu a seguinte situação: a menina escreveu até o número 5 sozinha e, após isso, reparou que o irmão tinha mais números escritos. Pediu, então, para a mãe ditar a sequência restante, que assim o fez, identificando que Cristina conseguiu escrever adequadamente até o número 12.
Elaborado pela autora.
I. Podemos inferir que a escrita até o número 5 está na zona do desenvolvimento real de Cristina, pois ela executa sem a necessidade de intervenção.
II. Podemos inferir que a atividade está além da competência desenvolvida pela criança e, portanto, não deve ser estimulada a executar nesse momento.
III. Podemos inferir que a escrita dos números 6 a 12 estão na zona de desenvolvimento proximal da criança, pois ela executa desde que seja mediada.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
