Questão 8
De acordo com a ABNT NBR 6122/2019, a grandeza fundamental para o projeto de fundações rasas é a tensão admissível, se o projeto for desenvolvido considerando o fator de segurança global e os valores característicos, ou a tensão resistente de cálculo, quando o projeto for desenvolvido considerando coeficientes de ponderação e valores de cálculo. Assim, essas tensões devem satisfazer simultaneamente aos estados limites últimos (ELU) e aos estados limites de serviço (ELS) para cada elemento isolado de fundação e para o conjunto.
Fonte: NETO, J. A. D. F. Pontes e Estruturas Especiais. Maringá: Unicesumar, 2022.
.
A partir das informações apresentadas sobre o projeto de fundações rasas, assinale a alternativa que apresenta corretamente as informações importantes deste tipo de projeto.
Alternativas
Alternativa 1:

Fundações rasas não são economicamente viáveis, pois possuem baixa resistência e sempre estão sujeito a recalques.

Alternativa 2:

Fundações rasas não são economicamente viáveis, pois nenhum solo apresenta tensão admissível suficiente para projetos de pontes.

Alternativa 3:

Fundações rasas são economicamente viáveis quando o solo apresenta tensão admissível de, no mínimo, 3 MPa, e em regiões onde o solo não seja sujeito a recalques.

Alternativa 4:

Fundações rasas são economicamente viáveis quando o solo apresenta tensão admissível de, no mínimo, 0,3 MPa, e em regiões onde o solo não seja sujeito a recalques.

Alternativa 5:

Fundações rasas são economicamente viáveis quando o solo apresenta tensão admissível de, no mínimo, 3 MPa, e em regiões onde o solo seja sujeito a pequenos recalques.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.