De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), é dever do Estado garantir ao idoso acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica, incluindo medicamentos para o tratamento de doenças prevalentes nesta população.
Fonte: Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 28 out. 2025.
Considerando o Estatuto do Idoso e os aspectos farmacológicos relacionados ao envelhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I. Alterações fisiológicas comuns no idoso, como redução da taxa de filtração glomerular e diminuição da massa hepática, podem modificar a farmacocinética de medicamentos, exigindo ajustes de dose.
II. O Estatuto do Idoso prevê que medicamentos destinados ao uso contínuo por idosos devem ter preços tabelados, reduzindo os custos para a população de baixa renda.
III. A polifarmácia é um problema frequente em idosos e pode aumentar o risco de interações medicamentosas, eventos adversos e internações hospitalares.
IV. O fornecimento gratuito de medicamentos continuados pelo SUS é um direito garantido pelo Estatuto do Idoso, especialmente para doenças crônicas como hipertensão e diabetes.
V. O financiamento das ações beneficiárias aos idosos é garantido pelo seu Estatuto, sendo obrigação do Estado.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
