Questão 8
De acordo com Piaget (1983 apud Burgo, 2024), o desenvolvimento do número segue uma ordem: parte das ações sensório-motoras, passa por estruturas mentais e chega à reversibilidade. Antes de dominar o número, a criança precisa compreender noções como conservação, inclusão e reversibilidade, que só são possíveis no estágio das operações concretas, geralmente a partir dos 6 ou 7 anos.

Fonte: BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2023.

Com base nos estudos de Piaget, analise as afirmativas a seguir:


I. A reversibilidade do pensamento é condição para que a criança compreenda que 3 + 2 é igual a 5 e que 5 – 2 retorna ao 3.
II. Antes dos 6 anos, a criança já domina a noção de número operatório e consegue generalizar propriedades matemáticas.
III. A conservação da quantidade é fundamental para que a criança entenda que o número é independente da disposição dos objetos.
IV. A construção do número depende da interação entre o sujeito e o meio, sendo um processo ativo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.