QUESTÃO 6

De acordo com Santos (2006, p. 59-60): quando se defende o ensino de língua portuguesa numa abordagem textual, entra em questão o uso de textos como unidade de ensino, e não como mero pretexto – para destacar dígrafos, substantivos abstratos ou sujeito composto, por exemplo. O texto como unidade de ensino pressupõe um trabalho que congregue as três práticas de linguagem apresentadas nos Parâmetros: prática de leitura de textos orais/escritos, prática de produção de textos orais/escritos, prática de análise linguística. Em comum entre elas, o pressuposto de que somente relacionando USO-REFLEXÃO-USO, como já nos alertava Travaglia (1996), é possível pensar um ensino de língua portuguesa produtivo, em que o aluno passe da condição de aprendiz passivo para a de alguém que constrói seu próprio conhecimento – com a ajuda do professor, é claro – por observar como a estrutura da língua ocorre nos mais diversos gêneros textuais, lidos e produzidos por ele.

Fonte: SANTOS, L. W. Práticas de linguagem e PCN: ensino de língua portuguesa. In.: SANTOS, L. W.; PAULIUKONIS, M. A. (Org.). Estratégia de leitura: texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p. 59-68.

De acordo com esse contexto, sobre o ensino de gramática e o papel do professor, analise as afirmativas a seguir:

I. O ensino de gramática deve se limitar à explicação de regras e à memorização de conteúdos isolados.

II. Para que o ensino de gramática seja eficaz, é necessário integrar reflexão e uso, contextualizando os conteúdos em textos autênticos.

III. O professor atua como mediador, orientando o aluno a observar como a estrutura da língua se manifesta em diferentes gêneros textuais.

IV. O foco principal da abordagem textual é a correção formal da língua, independentemente do contexto comunicativo.

V. Observar e produzir textos variados permite ao aluno construir conhecimento sobre a gramática de forma significativa e funcional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, IV e V, apenas.
Alternativa 3 – II, III e V, apenas.
Alternativa 4 – II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.