De forma complementar, alinhando-se a literatura, o entrevistado ainda defende o estudo contínuo e a busca pelo aperfeiçoamento da gestão dos custos de qualidade, visto que os mesmos garantem esse diferencial e a credibilidade da organização. A gestão da qualidade é considerada uma importante ferramenta de gestão e fator estratégico fundamental para melhoria da competitividade e da produtividade das empresas (Carpinetti, 2012). Nessa mesma linha, Silva Filho et al. (2015) ainda reforçam que a competente gestão dos custos melhora a qualidade das decisões, auxiliam no controle dos processos internos da empresa dando visibilidade as imperfeições e, consequentemente, torna a atividade mais competitiva.

Seguindo com o levantamento de dados, você solicitou a estrutura de custos envolvidos na gestão da qualidade dos produtos, dessa forma, o documento que recebeu apresentava resultado divulgado na Tabela 1.


Agora, para colocar a “mão na massa” e partir para a ação, diante da experimentação da situação profissional apresentada e desenvolver sua habilidade enquanto profissional qualificado da área, você deve:

ETAPA 1:
Preencher a tabela disponível no formulário padrão com a classificação correta dos custos da qualidade em suas respectivas categorias, de modo a preencher corretamente seus valores e o somatório total de cada categoria e dos custos totais da qualidade, referente aos dados levantados dos últimos 2 (dois) anos, conforme ilustra a Tabela 1.

Atente-se: para a classificação dos custos da qualidade, considere a Figura 1 como informação auxiliar para a categorização.



ETAPA 2:
Calcular o percentual de custos de cada categoria em relação ao total dos custos da qualidade, conforme levantamento feito na Etapa 1, preenchendo corretamente a tabela disponível no formulário padrão.

Atente-se: para o cálculo do percentual de cada categoria, você poderá seguir o exemplo tratado no vídeo de explicação da atividade MAPA, disponível no ambiente Sala do Café.

ETAPA 3:
Descrever qual categoria é responsável por apresentar o maior percentual do custo da qualidade encontrado, com base na Etapa 2.

ETAPA 4:
Propor duas ações de melhoria para tentar reduzir os custos da qualidade da categoria evidenciada na Etapa 3.

Feito isso, seu relatório estará pronto e você poderá entregá-lo à alta administração.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
– Acesse o link do vídeo gravado pelo professor com explicações e diretrizes para a realização desta atividade, disponível no ambiente Sala do Café.
​- Faça o download do formulário padrão no ambiente Material da Disciplina, redija sua resposta no formulário e depois o salve no seu computador ou instrumento de realização.
– Vá até o ambiente da atividade MAPA e anexe o formulário padrão, confira se o arquivo está correto, e finalize sua atividade.

Bons estudos!

Referências do texto-base:

ATKINSON, A.; KAPLAN, R. S.; MATSUMURA, E. M.; YOUNG, S. M. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.

BATISTA, M. J.; ABBAS, K.; CAMACHO, R. R.; LOPES, A. K. Relação entre o ambiente, a gestão estratégica de custos e o desempenho: um estudo sob a perspectiva da qualidade em empresas brasileiras de grande porte. In: Congresso Brasileiro de Custos. Anais […]. São Leopoldo: Associação Brasileira de Custos, 2018.

DEMING, W. E. Out of the crisis. Cambridge: MIT Press, 1982.

FEIGENBAUM, A. V. Total quality control. 3. ed. New York: McGraw-Hill, 1990.

GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

IUDÍCIBUS, S. Contabilidade gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KAPLAN, R. S. Custo e desempenho: administre seus custos para ser mais competitivo. São Paulo: Futura, 1980.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Using the balanced scorecard as a strategic management system. Harvard Business Review, Boston, v. 74, n. 1, p. 75–85, jan./fev. 1986.

MARTINS, E. Análise das etapas de montagem e teste de fábrica com foco no retrabalho: um estudo de caso na empresa Datacom. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade Luterana São Marcos, São Marcos, 2011.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

SCHIFFAUEROVA, A.; THOMSON, V. A review of research on cost of quality models and best practices. International Journal of Quality & Reliability Management, Bingley, v. 23, n. 6, p. 647–669, 2006.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.