ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIFERENTES LINGUAGENS – 52_2025

 

O multiletramento refere-se à capacidade de identificar, interpretar, criar e comunicar significado por meio de uma variedade de formas de comunicação, como a visual, oral, corporal, musical e alfabética. Além de uma noção linguística, o multiletramento envolve uma consciência dos fatores sociais, econômicos, culturais e tecnológicos mais amplos, que também moldam a comunicação e a sociedade da qual os alunos são parte. Desse modo, essa é uma abordagem que busca contribuir para tornar os processos de ensino-aprendizagem mais inclusivos e diversos e alinhados com as demandas dos novos tempos. Isso se dá por meio da utilização de vários métodos para trabalhar o multiletramento e para que o aluno aprenda e saiba se comunicar utilizando esses meios.

 

FAZ EDUCAÇÃO. O que é multiletramento? Disponível em: https://fazeducacao.com.br/multiletramento/. Acesso em: 16 abr. 2025.

 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Língua Portuguesa deve ser articulado a partir das práticas de leitura, escrita, oralidade, análise linguística e semiótica, com o objetivo de atender às demandas comunicativas contemporâneas.

 

Nesse sentido, a abordagem dos multiletramentos torna-se essencial para a formação de leitores e produtores de texto críticos, que consigam atuar de forma significativa em uma sociedade marcada pela diversidade cultural e pela presença de múltiplas linguagens — como a visual, a corporal, a musical e a digital —, presentes no cotidiano dos estudantes.

Pensando nisso, você, como futuro(a) professor(a) de Língua Portuguesa, deverá refletir sobre a importância da aplicação dessa abordagem para o desenvolvimento da criticidade em seus estudantes:

 

De que forma o conceito de multiletramento pode transformar as práticas de ensino de Língua Portuguesa?

 

Discorra, de 10 a 15 linhas, sobre como essa abordagem contribui para a formação de leitores críticos em contextos digitais e diversos. Cite ao menos um exemplo de prática pedagógica que integre o multiletramento em uma aula de Língua Portuguesa.

 

De que forma o conceito de multiletramento pode transformar as práticas de ensino de Língua Portuguesa?

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

De que forma o conceito de multiletramento pode transformar as práticas de ensino de Língua Portuguesa? ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.