Departamento é uma unidade administrativa para a Contabilidade de Custos, representada por pessoas e máquinas (na maioria dos casos), em que se desenvolvem atividades homogêneas. Diz-se unidade administrativa porque sempre há um responsável para cada Departamento ou, pelo menos, deveria haver. Esse conceito que liga a atribuição de cada Departamento à responsabilidade de uma pessoa dará apoio a um dos propósitos de uso da Contabilidade de Custos como forma de planejamento, controle e avaliação de desempenho.
MARTINS, E. Contabilidade de Custos. São Paulo: Grupo GEN, 2018.
A departamentalização é uma prática fundamental na contabilidade de custos para o controle e alocação eficiente dos gastos de produção. Neste contexto, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – Os centros de custos são unidades máximas de acumulação de Custos Diretos.
Alternativa 2 – Os departamentos produtivos e de serviços não são considerados na departamentalização.
Alternativa 3 – A departamentalização visa exclusivamente a determinação imprecisa do custo dos produtos.
Alternativa 4 – A departamentalização não requer uma adequada conceituação e mensuração de seus diversos componentes.
Alternativa 5 – Os centros de custos são compostos pelos departamentos e representam a unidade mínima de acumulação de Custos Indiretos. (Gabarito Oficial)
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