DESAFIO PROFISSIONAL DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA
Esta é a descrição do seu Desafio Profissional. Para que você possa desenvolver sua atividade e chegar à conclusão desta avaliação, é preciso baixar e salvar o Template Padrão Único em word que está disponível no link ao final desta descrição. Para baixá-lo, clique em Arquivo > Criar uma cópia > Baixar uma cópia. Você só conseguirá editar o template depois de salvá-lo.
Vamos adiante. Leia com atenção.
Seja bem-vindo ao Desafio Profissional da Disciplina de Assistência de Enfermagem em Terapia Intensiva. Aqui, você assume o papel de profissional responsável por analisar a situação, tomar decisões e propor soluções. É o momento de aplicar seus conhecimentos de forma prática e mostrar como lidaria com um desafio real.
ETAPA 1 – Apresentação do Desafio Profissional.
J.C.S., 68 anos, encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto após diagnóstico de sepse de foco pulmonar, secundária a pneumonia. O paciente foi transferido para a UTI em decorrência da piora do quadro respiratório e da instabilidade hemodinâmica observadas nas últimas horas.
Na admissão, J.C.S. apresenta-se em ventilação mecânica invasiva, sob sedação contínua, com rebaixamento do nível de consciência, Glasgow = 8. Observa-se ainda hipotensão arterial persistente, sendo necessária a infusão contínua de noradrenalina para manutenção da pressão arterial e da perfusão tecidual.
A esposa acompanha a admissão do paciente e demonstra ansiedade, além de dúvidas sobre o uso das medicações, os aparelhos utilizados e a gravidade do quadro. Durante a avaliação inicial de enfermagem, são identificados os seguintes dados:
- PA : 90/55 mmHg, em uso de noradrenalina.
- Frequência cardíaca: 110 bpm.
- Saturação de oxigênio: 94% sob ventilação mecânica.
- Temperatura corporal: 38,7 °C.
- Sedoanalgesia contínua.
- Risco para lesão por pressão.
Foram iniciados antibioticoterapia de amplo espectro, sedoanalgesia conforme prescrição médica e monitorização contínua.
Ao longo do plantão, o paciente mantém instabilidade hemodinâmica, exigindo vigilância rigorosa, ajustes frequentes na terapia medicamentosa e cuidados intensivos para prevenção de complicações associadas à sepse, à ventilação mecânica e à imobilidade.
A equipe de enfermagem tem atuação essencial na monitorização dos sinais vitais, administração segura da noradrenalina, avaliação neurológica contínua, manutenção da integridade da pele, prevenção de infecções relacionadas à assistência e no acolhimento da família, oferecendo informações claras e humanizadas sobre o estado clínico e os cuidados prestados ao paciente.
ETAPA 2 – Materiais de referência (ambientação) para o Desafio Profissional
Os materiais de referência para o Desafio Profissional (ambientação) podem ser textos, anexos, dados, vídeos, podcasts, imagens, filmes, entre outros. Você deve analisar os materiais de referência e eleger três aspectos mais relevantes na solução do desafio. Por exemplo: uma estratégia inovadora, uma decisão polêmica ou uma atitude inesperada. Seu papel ativo nesta etapa é apontar esses três aspectos e justificar suas escolhas.
Anote assim: O que chamou atenção + por quê.
ETAPA 3 – Levantamento de conceitos teóricos (preencher no Template Padrão Único).
ETAPA 4 – Aplicação dos conceitos teóricos ao Desafio Profissional (preencher no Template Padrão Único).
ETAPA 5 – ETAPA AVALIATIVA – Redação do produto – Memorial Analítico – (preencher no Template Padrão Único e, após a finalização, copiar e colar no campo de resposta a seguir).
Chegou a hora de transformar todo o seu percurso investigativo em um texto claro, bem estruturado e objetivo. Você deverá desenvolver um Memorial Analítico. Este será o produto final do Desafio Profissional, que será avaliado com nota de zero a dez e terá peso três na média final da disciplina de Assistência de Enfermagem em Terapia Intensiva.
Lembre-se: para baixar o Template Padrão Único do Desafio Profissional, clique no link a seguir, e siga o passo a passo: clique em Arquivo > Criar uma cópia > Baixar uma cópia. Você só conseguirá editar o template depois de salvá-lo.
Bons estudos!
Fonte: ILAS – INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE. Instituto Latino Americano de Sepse: ILAS. São Paulo, 2025. Disponível em: https://ilas.org.br/. Acesso em: 3 fev. 2026.
KNOCH, P. et al. Prevenção de lesão por pressão: ações prescritas por enfermeiros de centros de terapia intensiva. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v. 27, n. 4, e04610017, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/Z9CwyVqcD8MJqtqhy8gYjMG/?format=html&lang=pt. Acesso em: 3 fev. 2026.
ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA BRASILEIRA (AMIB). Orientações. São Paulo, 2024. Disponível em: https://amib.org.br/orientacoes/. Acesso em: 3 fev. 2026.
ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA BRASILEIRA (AMIB). AMIB no ar – 17/09/2025: choque e monitorização hemodinâmica – manejo da pressão arterial. YouTube, 3 out. 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FPKQEh8llwY. Acesso em: 3 fev. 2026.
LINK TEMPLATE PADRÃO ÚNICO
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
