DESAFIO PROFISSIONAL DE PRÓTESE E ÓRTESE

Esta é a descrição do seu Desafio Profissional. Para que você possa desenvolver sua atividade e chegar à conclusão desta avaliação, é preciso baixar e salvar o Template Padrão Único em Word que está disponível no link ao final desta descrição. Para baixá-lo, clique em Arquivo > Criar uma cópia >

Baixar uma cópia. Você só conseguirá editar o template depois de salvá-lo. Vamos adiante! Leia com atenção.

Seja bem-vindo ao Desafio Profissional da Disciplina de Prótese e Órtese. Aqui, você assume o papel de profissional responsável por analisar a situação, tomar decisões e propor soluções. É o momento de

aplicar seus conhecimentos de forma prática e mostrar como lidaria com um desafio real.

 

ETAPA 1 – Apresentação do Desafio Profissional.

Imagine que você é um fisioterapeuta da área de neurofuncional e recebeu uma paciente em UTI neurológica após um evento isquêmico agudo de AVE. Seguem os dados do paciente:

Nome: M.R.S. (iniciais). Idade: 62 anos.

Sexo: feminino.

Atividade: aposentada.

 

História Clínica:

Fase Aguda (Primeiros 10 dias pós-AVE)

A paciente foi admitida na UTI neurológica após início súbito de hemiparesia direita, desvio de rima e afasia. Após estabilização clínica, iniciou fisioterapia ainda no hospital.

Achados no membro superior direito:

Tônus diminuído (flacidez inicial) — estágio inicial de Brunnstrom. Queda da mão e dificuldade completa de extensão ativa de punho e dedos. Alto risco de dor, subluxação de ombro e encurtamentos.

Dificuldade para realizar alcance e preensão funcional.

Após a alta hospitalar, e frente a um tempo que a paciente ficou em reabilitação clínica, você foi chamado para atendimento domiciliar 7 meses após o evento isquêmico, e encontrou a mesma paciente com as seguintes avaliações físicas e funcionais:

Fase Crônica (Após 7 meses de AVE)

A paciente evoluiu com melhora geral da marcha com auxílio de bengala. No entanto, persistia:

Fraqueza importante de dorsiflexores do pé direito. Presença de padrão em “pé equino” durante a marcha.

Arraste do pé, dificuldade na fase de balanço e risco de quedas. Alteração no tempo de apoio e assimetria importante na marcha.

Pergunta-problema central: a partir desses dados do paciente em questão, descreva de forma sucinta, quais são os principais critérios a serem levados para prescrição de uma órtese funcional que pudessem facilitar os processos funcionais nessa fase aguda e qual seria a orientação frente ao ombro caído da paciente? Após 7

 

meses o evento inicial, quais seriam as orientações e prescrições de órtese e quais benefícios biomecânicos proporciona para facilitar as fases da marcha da paciente em questão?

ETAPA 2 – Materiais de referência (ambientação) para o Desafio Profissional.

ARTIGOS DE REFERÊNCIA:

BEZ, L. R. et al. Órteses para membro superior e seu papel na reabilitação do paciente pós-acidente vascular cerebral (AVC). In: BOM, B. M. et al. (org.). Atenção à saúde na deficiência física e intelectual. Criciúma: UNESC, 2021. p. 97-109. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9061. Acesso em: 4 fev. 2025.

FERREIRA, A, M. et al. Efeito de uma ortótese tornozelo-pé na marcha e na mobilidade após AVC – estudo clínico. Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, Vila Nova de Gaia, Portugal, v. 30, n. 2, p. 46-53, 2018. Disponível em:

https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/240. Acesso em: 4 fev. 2026.

 

VÍDEOS DO YOUTUBE:

VOCÊ USA ÓRTESE DE FORMA CORRETA APÓS AVC? – Ludmila

Toni: https://www.youtube.com/watch?v=QhGUT8j4Ltc

 

 

LIVRO DE REFERÊNCIA:

BARBIN, I. Próteses e órteses. Londrina: Distribuidora Educacional S.A., 2017. Disponível em: https://cm- kls- content.s3.amazonaws.com/201701/INTERATIVAS_2_0/PROTESE_E_ORTESE/U1/LIVRO_UNICO.pdf. Acesso em: 4 fev. 2025.

 

 

ETAPA 3 – Levantamento de conceitos teóricos (preencher no Template Padrão Único).

 

ETAPA 4 – Aplicação dos conceitos teóricos ao Desafio Profissional (preencher no Template Padrão Único).

 

ETAPA 5 – ETAPA AVALIATIVA – Redação do produto – Memorial Analítico (preencher no Template Padrão Único e, após a finalização, copiar e colar no campo de resposta a seguir).

 

 

Chegou a hora de transformar todo o seu percurso investigativo em um texto claro, bem estruturado e objetivo. Você deverá desenvolver um Memorial Analítico. Este será o produto final do Desafio

Profissional, que será avaliado com nota de zero a dez e terá peso três na média final da disciplina de Prótese e órtese.

 

Lembre-se: para baixar o Template Padrão Único do Desafio Profissional, clique no link a seguir e siga o passo a passo: clique em Arquivo > Criar uma cópia > Baixar uma cópia. Você só conseguirá editar o template depois de salvá-lo.

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.