
Descrição: a imagem apresenta um gráfico de setores sobre a distribuição relativa dos alunos da EJA segundo os motivos da evasão em Altaneira, CE, 2010. Relata-se que 50% foi por falta de interesse; 16% por trabalho e com a mesma porcentagem outros alunos não foram localizados; 12% foi por doença e incapacidade e empatado em 3% tiveram motivos de casamento e problemas familiares.
Fonte: Pereira et al. (2011, p. 7).
Compreender o perfil do estudante EJA é importante para que a escola e o professor desenvolvam um trabalho, levando em consideração todas as particularidades para que seja assegurado a esse indivíduo uma escolarização de qualidade.
Sobre o perfil do aluno na EJA, analise as afirmativas a seguir:
I. Na EJA temos alunos que nunca frequentaram a escola e outros que frequentaram, mas por algum motivo evadiram, como notamos no gráfico.
II. A EJA é composta por pessoas marginalizadas da sociedade, que por algum motivo não possuem formação na Educação Básica.
III. Podemos observar no gráfico que trabalho e família estão entre os motivos de evasão escolar; logo, a EJA deve proporcionar aos alunos motivos para que continuem estudando em consonância com esses fatores.
IV. Se o aluno da EJA não ver motivação para concluir seus estudos, corre o risco de evadir novamente, principalmente se não compreender a função social da Educação e encontrar, assim, um sentido para si.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
