Descrição: Desafio para os jovens criarem histórias interativas, animações ou jogos digitais utilizando a plataforma Power Point, Canva (ou outra ferramenta de programação visual). O projeto pode ter como tema a representação de um evento histórico local ou a conscientização sobre um problema social.
Objetivos Pedagógicos: Fomentar a expressão criativa, lógica de programação, narrativa digital, colaboração e a capacidade de testar e depurar ideias.
Slide 7: Imagem Ilustrativa: Foto de jovens em frente a computadores, interagindo com o Canva, Power Point ou com um jogo/animação que criaram.
Slides 8, 9: Impacto na Formação Integral
Slide 8: Desenvolvimento de Competências do Século XXI
Discutir e responder como a cultura maker, através do “fazer”, promove o desenvolvimento de habilidades cruciais como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, autonomia, colaboração e fluência tecnológica, alinhadas às competências da BNCC.
Slide 9: O Educador como Mediador e o Aluno como Protagonista
Escreva sobre a mudança do papel do professor e a importância de criar um ambiente onde o erro é parte do processo de aprendizagem e de onde o aluno é o centro, construindo seu próprio conhecimento.
Slides 10: Considerações Finais
Slide 10: Retomada do Potencial Transformador
Reafirmar que a cultura maker na escola não é apenas sobre o uso de tecnologias, mas sobre uma abordagem pedagógica que impulsiona a aprendizagem ativa, significativa e contextualizada (Escreva sobre essa afirmativa).
Slide 11: Referências
Colocar as referências nas normas da ABNT.
Atenção às orientações obrigatórias:
– Em Material da Disciplina, baixe o formulário padrão. O formato do arquivo de seu Mapa deve ser PowerPoint (.ppt ou .pptx).
– Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no Material da disciplina.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
– Considerando as normas da ABNT, as fontes de pesquisa utilizadas para fundamentar o seu trabalho devem ser referenciadas ao final do seu MAPA em “Referências”.
- Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, faça o uso do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”.
– Após “Finalizar a atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor mediador.
Boa atividade!
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