QUESTÃO 5
“Desenvolver a sensibilidade auditiva e a capacidade de ouvir música; desenvolver um pensamento musical, necessário à compreensão e à apreciação da música; apoiar o desenvolvimento de competências específicas inerentes à prática musical, como a execução/interpretação e a criação/composição; promover a aquisição de conceitos relativos a elementos da música; desenvolver a audição interior e a memória musical; desenvolver as emoções e o sentido estético, levando à descoberta do “belo”, através de comentários sobre o caráter das músicas e as emoções II18 que elas podem suscitar; estimular a capacidade crítica, através da audição de músicas de vários estilos e épocas; promover a aquisição de uma cultura musical numa perspectiva multicultural, dando também uma atenção particular ao conhecimento do patrimônio musical nacional; estimular o conhecimento das fontes de produção musical, nomeadamente, os timbres de instrumentos da orquestra; proporcionar a audição de música “ao vivo” (concertos por orquestras, bandas, grupos de música popular), levando a um conhecimento do meio musical envolvente” (Palheiros, 1995, p.11).
PALHEIROS, Graça Boal. Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes, em diferentes contextos. In: ILARI, Beatriz (org). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: EdUFPR, 2006. p. 303-349.
Observe a figura 1 abaixo:

Figura 1- Leitura rítmica.

Fonte: URIARTE, L. Z. Fundamentos e percepção. Indaial, 2019, p. 11.

Com base na figura 1 e nos seus estudos do material didático, avalie as afirmações a seguir:

I. Identificamos 4 pausas no exercício apresentado, dentro dos compassos.

II. Identificamos que a pauta musical rítmica está escrita em compasso simples, 4/4.

III. Podemos identificar 8 compassos na imagem apresentada, sendo que, no terceiro compasso temos as seguintes figuras na sequência: 4 colcheias, 2 semínimas.

IV. Nos compassos podemos identificar figuras musicais rítmicas, neste caso, não é possível realizar a leitura de altura das notas, pois, não temos identificação de claves.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.