Diante do cenário apresentado, você pode observar que em sua residência são diversos os aspectos ambientais resultantes de suas atividades, sendo estes os elementos das atividades, que interage ou pode interagir com o meio ambiente. Dessa forma, os principais aspectos ambientais em nossas residências em que podemos citar são: o consumo de água, a geração de efluentes líquidos (esgoto sanitário), a geração de resíduos sólidos e o consumo de energia elétrica. Outros aspectos, no entanto, menos significativos, muitas vezes por não terem uma aplicação diária, são o consumo de gás liquefeito de petróleo (GLP, ou gás de cozinha), consumo de combustíveis (álcool, gasolina, diesel etc.), consumo de bens e serviços (roupas, eletroeletrônicos etc.), entre outros.
Logo, para cada aspecto ambiental, podemos ter um ou mais impactos ambientais, sendo este a modificação do meio ambiente, tanto adversa quanto benéfica, total ou parcialmente resultante dos aspectos ambientais. Dessa forma, para cada aspecto ambiental em nosso cotidiano, estes podem resultar em impactos ambientais, como o esgotamento de recursos naturais, devido ao consumo de água, energia, alimentos, combustível, madeira, roupas, eletroeletrônicos e outros. Assim como a alteração da qualidade ambiental da água, solo e ar, devido a geração de poluentes, incluindo resíduos sólidos, efluentes líquidos, emissões gasosas e outros.
Dessa forma, nesta atividade, você terá o desafio em apresentar informações e ações do seu dia a dia em relação às questões ambientais. Sabendo que o meio ambiente é o provedor de recursos naturais e, também, o receptor de resíduos, e que a poluição ambiental é causada por poluentes, sendo estes os resíduos gerados pelas atividades humanas. A resposta para alguns questionamentos (“provocações”) será importante para o desenvolvimento de sua atividade, incluindo:
– De onde vem a água consumida em minha casa? O meu consumo é alto ou baixo, considerando o consumo médio per capita de água no Brasil que é de 148,2 L/hab./dia?
– Quanto de esgoto eu gero diariamente, sendo que se estima que 80% após os usos domésticos a água se torna esgoto? A minha geração é alta ou baixa, considerando a geração média per capita de esgoto no Brasil que é de 118,56 L/hab./dia?
– Para onde vai o esgoto gerado em minha residência? O esgoto é tratado antes de ser lançado em um corpo hídrico?
– Quanto de resíduos sólidos eu gero diariamente? A minha geração é alta ou baixa, considerando que a geração média per capita de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil que é de 1,047 kg/hab./dia?
– O que eu faço com os resíduos gerados em minha casa, eu segrego, acondiciono e destino de forma adequada? Para onde vão e o que é feito com os resíduos coletados em minha casa?
– O quanto o meu modo de vida impacta o meio ambiente, seja no consumo de recursos naturais ou na geração de resíduos?
– O que eu faço ou posso fazer para reduzir o meu consumo e os gastos com água, e a geração de resíduos e esgoto?
– O que eu faço para contribuir no atendimento das metas para alcance dos ODS?
“MÃO NA MASSA”
Agora é com você! Vamos lá? Considerando os aspectos ambientais de suas atividades em sua residência, e consequentemente os possíveis impactos ambientais destes aspectos ambientais, para elaborar a atividade MAPA desta disciplina você deve seguir as etapas apresentadas na sequência. Lembre-se de referenciar os materiais consultados, apresentar os cálculos realizados (se aplicável), entre outros, para que possamos evidenciar a fonte de dados para o desenvolvimento de sua atividade.
Etapa 1. Informações iniciais. Nesta etapa, apresente o seu Munícipio e o seu Estado, tal como o número de habitantes de seu município e em sua residência. Para informar o número de habitantes de seu município, acesse o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (https://cidades.ibge.gov.br/), insira o nome de seu município, faça a busca e verifique a informação sobre a população do último censo (2022).
Etapa 2. Diagnóstico ambiental: consumo de água. Nesta etapa, informe os dados de seu município e de sua residência. Utilize os dados de sua conta de água, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), dados da literatura, ou outra forma de acesso às informações solicitadas. Para o SNIS, Diagnósticos SNIS (ano de referência 2022), acesse o site https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/snis/produtos-do-snis/diagnosticos-snis > vá em: Água e Esgoto > Diagnóstico Temático – Visão Geral > Visualizar/baixar e > Tabelas > Baixar tabelas.
Para o seu município, utilizando os dados das tabelas do SNIS – Água e Esgoto, apresente:
- a) O índice de atendimento total de água (%).
- b) O consumo médio de água por economia (unidade residencial atendida por uma ligação da rede pública) (litros ou metro cúbico por residência por mês, L/residência/mês ou m3/residência/mês).
- c) O consumo médio per capita de água (litros ou metro cúbico por habitante por dia, L/hab./dia ou m3/hab./dia).
- d) A tarifa média de água (reais por litro ou por metro cúbico, R$/L ou R$/m3, sendo que 1 m3 equivale a 1.000 L).
- e) Pelo menos três parâmetros avaliados no monitoramento da qualidade da água.
Para a sua residência, utilizando os dados das tabelas do SNIS – Água e Esgoto, ou sua conta de água (se aplicável), ou cálculos de estimativa, apresente:
- f) A origem da água, quanto à fonte de captação, informando se ela é proveniente de rede pública (superficial e/ou subterrânea), poço, cisterna ou outra fonte.
- g) O consumo médio mensal de água considerando os últimos cinco meses (em litros por mês ou em metro cúbico por mês, L/mês ou m3/mês, sendo que 1 m3 equivale a 1.000 L). Apresente a fonte de informação (conta de água, dados do SNIS, cálculos de vazão realizados etc.).
- h) O consumo médio diário per capita de água (em litros ou metro cúbico por habitante mês, L ou m3/hab./mês).
- i) Se aplicável, o custo médio mensal com água (R$/mês) (apenas para água proveniente de rede pública, para outras fontes não se aplica).
- j) Apresente os dados e faça uma análise comparativa do seu consumo diário com a média brasileira, do seu Estado e de seu Município.
Sugestão de equações para uso, se necessário:
– Cálculo da vazão (L/seg. ou mL/seg., ou L/min. ou mL/min.) = volume [mL ou L] / tempo [seg. ou min.]. Usar um recipiente de volume conhecido e um cronômetro. Embaixo do dispositivo, torneira, mangueira, chuveiro ou outro, colocar o recipiente, encher até o volume conhecido com o cronômetro ligado, anotar o tempo, repetir três vezes e fazer a média. Por fim, fazer a conversão para transformação do consumo por dia e mês.
– Consumo médio mensal de água (L/mês ou m3/mês sendo que 1 m3 equivale a 1.000 L) = somatória do consumo de cada mês, considerando os últimos 5 meses / 5.
– Consumo médio diário per capita de água (L/hab./dia ou m3/hab./dia) = (consumo médio mensal [L/mês ou m3/mês] / 30 [dias]) / número de habitantes da residência.
– Custo médio mensal com água (R$/mês) = consumo médio mensal [L/mês ou m3/mês] * tarifa média de água do município [reais por litro ou por metro cúbico, R$/L ou R$/m3].
Etapa 3. Diagnóstico ambiental: geração de esgoto. Nesta etapa, informe os dados de seu município e de sua residência. Utilize os dados de sua conta de água, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), dados da literatura, ou outra forma de acesso às informações solicitadas. No SNIS, Diagnósticos SNIS (ano de referência 2022), acesse o site https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/snis/produtos-do-snis/diagnosticos-snis > e vá em: Água e esgoto > Diagnóstico Temático – Visão Geral > Visualizar/baixar > e em > Tabelas > Baixar tabelas.
Para o seu município, utilizando os dados das tabelas do SNIS – Água e Esgoto, apresente:
- a) O índice de coleta e de tratamento de esgoto (%).
- b) A geração média por economia (unidade residencial atendida por uma ligação da rede pública) (litros ou metro cúbico por residência por mês, L/residência/mês ou m3/residência/mês). Para a determinação de um valor aproximado, você pode considerar que 80% da água consumida se torna esgoto.
- c) A geração média per capita (litros ou metro cúbico por habitante por dia, L/hab./dia ou m3/hab./dia).
- d) Se aplicável, a tarifa média de esgoto (reais por litro ou por metro cúbico, R$/L ou R$/m3, sendo que 1 m3 equivale a 1.000 L).
Para a sua residência, utilizando os dados das tabelas do SNIS – Água e Esgoto, ou sua conta de água (se aplicável), ou cálculos de estimativa, apresente:
- e) A destinação do esgoto gerado, como o envio para a estação de tratamento de efluentes do município, fossa séptica local, inexistência de tratamento ou outra forma.
- f) A geração média mensal de esgoto considerando os últimos 5 meses (em litros por mês ou em metro cúbico por mês, L/mês ou m3/mês sendo que 1 m3 equivale a 1.000 L). Para a determinação de um valor aproximado, você pode considerar que 80% da água consumida se torna esgoto. Apresente a fonte de informação (conta de água, dados do SNIS, cálculos realizados a partir do consumo de água etc.).
- g) A geração diária per capita de esgoto (em litros ou metro cúbico por habitante mês, L/hab./mês ou m3/hab./mês).
- h) Se aplicável, o custo médio mensal em reais (reais por litro ou por metro cúbico, R$/L ou R$/m3) (apenas para locais em que o esgoto é tratado).
- i) Apresente os dados e faça uma análise comparativa da sua geração diária com a média brasileira, do seu Estado e de seu Município.
Sugestão de equações para uso, se necessário:
– Geração mensal de esgoto (estimada) (L/mês ou m3/mês, sendo que 1 m3 equivale a 1.000 L) = consumo de água mensal * 80 / 100.
– Geração média mensal de esgoto (L/mês ou m3/mês, sendo que 1 m3 equivale a 1.000 L) = somatória da geração de cada mês, considerando os últimos 5 meses / 5.
– Geração diária per capita de esgoto (L/hab./mês ou m3/hab./mês) = (geração média mensal [L/mês ou m3/mês] / 30 [dias])/ número de habitantes da residência.
– Custo médio mensal de esgoto (R$/mês) = geração média mensal [L/mês ou m3/mês] * tarifa média de esgoto do município [reais por litro ou por metro cúbico, R$/L ou R$/m3]
Etapa 4. Diagnóstico ambiental: resíduos sólidos domiciliares. Nesta etapa, informe os dados de seu município e de sua residência. Utilize os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), dados da literatura, ou outra forma de acesso às informações solicitadas. No SNIS, Diagnósticos SNIS (ano de referência 2022), acesse o site https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/snis/produtos-do-snis/diagnosticos-snis > e vá em: Resíduos Sólidos > Diagnóstico Temático – Visão Geral > Visualizar/baixar e em > Tabelas > Baixar tabelas.
Para o seu município, utilizando os dados das tabelas do SNIS – Resíduos sólidos, de seu conhecimento ou por meio de dados da prefeitura, apresente:
- a) A taxa de cobertura da coleta de resíduo domiciliar – RDO em relação à população total (urbana e rural) (%).
- b) A massa (resíduo domiciliar – RDO + resíduo público – RPU) coletada per capita em relação à população total atendida (quilograma por habitante por dia, kg/hab./dia).
- c) A existência ou não de coleta seletiva.
- d) A existência ou não de alguma forma de tratamento para os resíduos orgânicos e rejeitos (incineração, compostagem, digestão anaeróbia etc.).
- e) A forma de disposição final (lixão, aterro controlado ou aterro sanitário).
Para a sua residência, apresente os três resíduos sólidos de maior geração, conforme exemplo a seguir, incluindo:
- f) A geração (estimativa em unidade, em massa, quilograma, kg, considerando a pesagem do resíduo) ou em volume (L, litros, considerando o volume do saco plástico) por dia e per capita (por habitante da residência). Sugere-se fazer uma análise da geração por uma semana (7 dias) e fazer a estimativa da geração considerando a média de geração neste período;
- g) A classificação conforme a NBR 10004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (Classe I – perigoso ou Classe II – não perigoso; Classe II A – não inerte ou Classe II B – inerte).
- h) A forma de armazenamento interno (sacos plásticos, coletores etc.).
- i) A forma de coleta (coleta pública indiferenciada – convencional, ou coleta pública ou informal diferenciada – seletiva) e quantas vezes é realizada a coleta ou envio ao ponto de entrega voluntário (PEV) por você.
- j) A destinação final (reutilização, reciclagem ou tratamento).
- k) A disposição final (lixão, aterro controlado ou aterro sanitário).
- l) Apresente os dados e faça uma análise comparativa da sua geração diária com a média brasileira, do seu Estado e de seu Município. Para seu estado, utilize o indicador massa coletada (RDO+RPU) per capita em relação à população total atendida por unidade da federação do Diagnóstico temático sobre manejo de resíduos sólidos urbanos (ano de referência 2022).
Etapa 5. Diagnóstico ambiental: propostas de melhoria. Nesta etapa, você deve apresentar ações que já são realizadas por você, ou propostas de melhoria futuras, visando à redução de gastos em termos monetários, no uso de recursos naturais e na geração de poluentes, e ao atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
– Para o consumo de água, apresente: uma ou mais ações que visem a redução do consumo (por exemplo, instalação de dispositivos economizadores de água, eficiência na utilização, coleta de água da chuva etc.), bem como uma estimativa do quanto seria poupado em termos de volume e monetário. Apresente pelo menos uma ação, e a estimativa da redução quanto ao volume de água e em reais.
– Para a geração de esgoto, apresente: uma ou mais ações que visem a redução da geração de esgoto (reuso etc.), bem como uma estimativa do quanto seria poupado em termos de volume e monetário. Apresente pelo menos uma ação, e a estimativa da redução quanto ao volume de esgoto gerado e em reais.
– Para a geração de resíduos, apresente: uma boa prática já aplicada ou a proposição de alguma melhoria para cada resíduo apresentado. No total serão 3 três ações, uma para cada resíduo. Os exemplos de ações, podem ser no âmbito residencial e/ou municipal.
Instruções institucionais para realização da atividade
– É obrigatória a utilização do formulário-padrão (template) para a realização do MAPA.
– Esta é uma atividade individual. Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
– Acessar o vídeo com orientações sobre o MAPA, assim como os diagnósticos e tabelas sobre água, esgoto e resíduos sólidos, disponíveis no site do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – Diagnósticos SNIS (ano de referência 2022) sobre água, esgoto e resíduos sólidos, pois as informações lhe auxiliarão no desenvolvimento da atividade https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/snis/produtos-do-snis/diagnosticos-snis.
– O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura. A formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
– Após inteiramente respondido, você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas, o trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF, na forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA. Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade.
– Coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.
– Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, apresente as referências no final do trabalho conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018.
– Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até a caixa de envio de arquivo.
– Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir;
– A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são a utilização do template; atendimento ao tema; apresentação dos dados e cálculos, constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.