QUESTÃO 9
Leia o texto o texto que segue:

Diferenças entre Redação e Produção de Textos

No campo da educação brasileira, parece que certas mudanças só acontecem depois de validadas pelo vestibular. A instituição é ainda a grande responsável por decidir conteúdos e nomenclaturas que devem ser aprendidos pelos alunos: basta ver o caso das disciplinas de artes e filosofia, por exemplo. Apesar de constarem há muito tempo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), essas áreas só passaram a ser “levadas a sério” após serem exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em provas de grandes universidades públicas. Apenas a partir de então começaram a ser ministradas em cursinhos preparatórios e adquiriram o status de disciplina que é cobrada em provas. A distinção entre “redação” e “produção de textos” é debatida faz anos entre os teóricos do texto. Contudo, enquanto os vestibulares e demais exames de grande alcance não fizerem sua opção pela nomenclatura “Produção de Textos”, a diferença entre as duas abordagens não será de conhecimento de muitos professores de português.

Li recentemente a tese de mestrado de Mônica Cruz, intitulada “A produção textual no nível médio: uma análise das condições de produção”, que é excelente em mostrar o contraste entre um professor de Redação e um professor de Produção de Textos. Ao longo de sua observação de classes, a autora confessa que só conseguiu assistir a aulas tradicionais (Redação) – o conceito de Produção de Textos acabou ficando no plano do ideal.

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Fonte: http://napontadanossalingua.blogspot.com.br/2012/05/diferencas-entre-redacao-e-producao-de.html. Acesso em: 28 set. 2016.

Considerando o texto lido e os conhecimentos sobre redação e produção textual, analise as alternativas que seguem e assinale a correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Segundo o texto, há uma distinção, na prática dos professores, entre a “redação” e a “produção textual”.
Alternativa 2 – Os concursos importantes do Brasil não influenciam as práticas didáticas e metodológicas dos professores, segundo o texto.
Alternativa 3 – Conforme o texto, os concursos importantes do Brasil costumam propor a “produção textual” e não a “redação” em suas provas.
Alternativa 4 – No trabalho de mestrado citado no texto, a autora confessou que só foi assistir às aulas de redação devido à delimitação de seu trabalho.
Alternativa 5 – O parágrafo introdutório do texto exemplifica, com outras disciplinas, a razão de, na prática, ainda não se distinguir “redação” e “produção textual”.

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