QUESTÃO 4
Texto 1

​Fonte: https://files.zinecultural.com/Repositorio/Upload/S3/mlib-uploads/full/usaressa-5f74f4e38724c.jpg. Acesso em: 10 ago. 2024.

Texto 2

Diferentemente de muitas crianças de sua idade, Mafalda reflete criticamente acerca das condições do mundo em que vive. A personagem possui um senso crítico bastante desenvolvido e seus questionamentos não estão relacionados com o plano ficcional, mas sim com a realidade política argentina e com problemas sociais que assolam a sociedade na totalidade. No contexto da tirinha, Mafalda é filha de um corretor de seguros e de uma dona de casa que deixa a faculdade para cuidar dos filhos. Segundo Quino (2010), os próprios pais são o reflexo de um típico casal decadente da classe média argentina. Nesse sentido, o enredo das tirinhas apresenta, em alguns momentos, um embate de ideologias, além de evidenciar a insatisfação da sociedade com a realidade política e social da América Latina. No entanto, os argumentos levantados por Mafalda ainda possuem consistência atualmente, pois os problemas questionados por ela ainda hoje são muito presentes, como problemas econômicos, corrupção política, problemas na saúde, educação e outros.

Mafalda é um personagem a frente do seu tempo, talvez seja por isso lida até hoje e em diversos países, embora tenha deixado de ser desenhada ainda em 1973. Suas tirinhas foram traduzidas para mais de vinte línguas, o que tornou o alcance a seus questionamentos ainda maior (Quino, 2010). A personagem assume a posição de um cidadão corajoso, capaz de apresentar suas insatisfações tanto com o contexto político, histórico e social em que vive, quanto com as próprias ações humanas.

Fonte: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/download/4806/2529/15244. Acesso em: 10 out. 2024.

Sobre os textos expostos, analise as sentenças a seguir:

I. A personagem Mafalda pode ser considerada submissa.

II. A personagem Mafalda faz vários questionamentos, demonstrando que ainda que sua mãe desempenhe essa função socialmente, ela não precisa obedecê-la em tudo.

III. A personagem Mafalda, no último quadrinho, ao enunciar “e nos diplomamos no mesmo dia! Não foi?” explicita que as funções sociais que ocupam, socialmente, não determinam que uma necessita obedecer a outra.

IV. A personagem Mafalda, no texto 1, ao questionar a mãe sobre os motivos pelos quais deverá realizar uma determinada atividade, mantém um tom de voz calmo, indicando que houve uma suavização da enunciação por meio da figura de linguagem denominada de eufemismo.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.