QUESTÃO 8
Texto 1

Dolz e Schneuwly (2004) defendem que as sequências didáticas são instrumentos que podem nortear os professores na condução das aulas e no planejamento das intervenções. A sequência de atividade pode ser concebida com base no que os alunos já sabem, e a cada etapa é preciso aumentar o grau de dificuldade, ampliando os conhecimentos prévios desses estudantes. Assim, a atividade deve permitir a transformação gradual de seus conhecimentos.

De acordo com Giordan et al. (2011), a estrutura de construção da sequência didática deve seguir os seguintes passos: a) apresentação da situação, definição e formulação da tarefa; b) produção inicial, estabelecendo o primeiro contato entre o aluno e o gênero textual proposto; c) módulos de atividade, atividades preparadas pelo professor de observação e análise; d) produção final, destinada à prática de elaboração textual.

Fonte: MONTEIRO, J. C.; SILVA, W. C.; SOUZA, W. A. de. SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA  APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 9, n. 1, 2021.

Com base nas informações presentes no Texto 1, referentes à sequência didática, analise as afirmativas a seguir:

I. Ao usar a sequência didática em sala de aula, o professor concebe a linguagem como um processo interacional.

II. A sequência didática pode ser empregada para o ensino/aprendizagem dos diversos gêneros textuais/discursivos, focalizando tanto atividades de leitura como de escrita.

III. O uso da sequência didática em sala de aula, na perspectiva de Fretas (2006), afirma que a proposta inicial articulada pelo professor não pode ser alterada, pois as situações encontradas no ambiente escolar são semelhantes.

IV. A organização da sequência didática pode incluir atividades bastante diversificadas, como leitura, pesquisa individual e coletiva, debates, aula dialogada, reescrita de textos de um gênero em outro, produções textuais, aulas práticas etc.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.