Durante a avaliação psicomotora, Enzo (8 anos) foi convidado a realizar uma sequência de atividades
envolvendo coordenação motora ampla e fina, equilíbrio e noção espacial. Ao ser solicitado a pular com um
pé só entre marcas no chão, apresentou dificuldades em manter o equilíbrio, frequentemente trocando de
pé ou pisando fora dos limites marcados. Na tarefa de desenhar a figura humana, demonstrou esforço, mas
esqueceu partes como o pescoço e as mãos, e representou os dedos de forma imprecisa ou ausente.
Também teve dificuldade em recortar uma forma simples com a tesoura, mostrando movimentos pouco
coordenados e cortes irregulares.
Elaborado pela professora, 2025.
Analisando a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No que se refere a compreensão e organização do seu próprio corpo, sendo este entendimento a base da
exploração e descobrimento de diversos modos de agir e mover-se no espaço, verifica-se que Enzo
encontra-se com uma execução aquém do esperado para sua faixa etária.
PORQUE
II. Quando a criança é capaz de nomear determinada parte de seu corpo, isso indica que ela foi percebida
conscientemente e internalizada, permitindo que a experiência seja expressa verbalmente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.