Questão 3
Um bebê de 8 meses é encaminhado para fisioterapia com um diagnostico de pé torto congênito (PTC), que não foi tratado durante a gestação. Os pais estão ansiosos para o bebe engatinhar e andar sem dificuldades. O fisioterapeuta pediátrico avalia o pé, observando a adução do antepé, a inversão do calcâneo e a equinidade do tornozelo. Ele sabe que a intervenção precoce é fundamental para obter os melhores resultados funcionais e estéticos.

Considerando o manejo fisioterapêutico do pé torto congênito em um lactente de 8 meses, qual das alternativas apresentam a estratégia mais provável de ser utilizada como parte do plano de tratamento inicial, visando a correção da deformidade?

Alternativas
Alternativa 1:

Aplicação exclusiva de calor profundo e massagem para relaxar a musculatura tensa.

Alternativa 2:

Imobilização com gesso em flexão plantar e inversão para manter a posição corrigida.

Alternativa 3:

Realização de um programa intensivo de fortalecimento dos músculos fibulares para compensar a fraqueza muscular.

Alternativa 4:

Indicação imediata de calcados ortopédicos corretivos sem qualquer intervenção previa de mobilização ou alongamento.

Alternativa 5:

Exercícios de mobilização passiva para eversão e dorsiflexão do tornozelo, associados a alongamentos suaves dos músculos posteriores da perna e orientações aos pais sobre o posicionamento adequado do pé em casa.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.