QUESTÃO 6
Durante as aulas de leitura, uma criança de 9 anos apresenta trocas frequentes de letras como “b” por “d” e “p” por “q”, além de inverter a ordem das sílabas em palavras simples, como ler “toca” em vez de “cota”. Sua leitura é lenta, com pausas excessivas, e, ao final de um pequeno texto, demonstra dificuldade em recontar a história. Apesar disso, oralmente explica conceitos complexos e resolve problemas matemáticos com facilidade, indicando que suas dificuldades estão restritas ao processamento da leitura e escrita, compatíveis com a dislexia.

Considerando a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. No caso apresentado, identifica-se um déficit no processo de decodificação, manifestado por trocas grafêmicas, inversões silábicas e lentificação da leitura, aspectos característicos de quadros de transtorno específicos de aprendizagem.

PORQUE

II. Apesar das dificuldades apresentadas, a criança demonstra capacidade intelectual preservada, evidenciada por sua habilidade em compreender ideias abstratas, expressar-se oralmente com clareza e resolver desafios matemáticos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.