QUESTÃO 8

Durante as últimas décadas, a Defesa Civil no Brasil modificou seu nome para adequar-se a diferentes conjunturas históricas, políticas e sociais. Na época da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, era chamada de “serviço de defesa passiva antiaérea”. Desde então, a denominação evoluiu até chegar, em 2012, ao termo “proteção e defesa civil”, oficialmente atual. Independentemente dessas variações, a premissa central do serviço sempre foi preservar as vidas dos cidadãos perante situações de calamidade, ajudando em eventos tanto naturais quanto decorrentes da ação humana, tais como acidentes tecnológicos. Suas ações são planejadas em diferentes frentes: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, articulando diferentes áreas de governo para resultados mais amplos.

Fonte: RITTER, A. B. S. Gestão de Riscos e Desastres em Defesa Civil. Indaial: Arqué, 2023.

Com base nas informações apresentadas, escolha a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As mudanças de nome da Defesa Civil evidenciam transformações profundas em seu objetivo, que deixou de priorizar a proteção dos cidadãos para se ocupar principalmente de questões ambientais, atendendo, sobretudo, demandas do setor industrial e reestruturando seu foco de atuação para temas, como monitoramento hidrológico e gestão de recursos naturais.
Alternativa 2 – A evolução das nomenclaturas utilizadas para a Defesa Civil no Brasil detalha seu alinhamento com as principais tendências internacionais, levando à ampliação de sua estrutura para abranger, principalmente, o controle estatal sobre setores envolvidos em grandes obras e infraestrutura urbana, com ênfase especial em medidas emergenciais relacionadas à pandemia de doenças contagiosas; hoje, seu escopo vai muito além da proteção à população.
Alternativa 3 – Apesar das alterações nominais realizadas ao longo da história, a finalidade da Defesa Civil permaneceu condizente com o princípio fundamental de proteger os cidadãos em situações de diferentes tipos de desastre, utilizando-se de ferramentas articuladas entre as esferas de governo para garantir a segurança populacional diante de riscos naturais e tecnológicos.
Alternativa 4 – O principal impacto das sucessivas mudanças de nome da Defesa Civil no Brasil foi a centralização do poder de resposta a emergências na esfera federal, retirando protagonismo dos estados e dos municípios, de modo que, atualmente, apenas o governo central pode iniciar operações vitais de socorro à população de áreas de risco.
Alternativa 5 – Por conta das modificações feitas nas décadas recentes, atualmente, a Defesa Civil tem atuação restrita apenas às dimensões técnicas da resposta a fenômenos climáticos, não mais contemplando intervenções em acidentes causados pelo próprio ser humano, tais como incêndios urbanos ou eventos industriais.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.