Questão 3
Durante o ciclo gravídico-puerperal, o organismo materno passa por profundas adaptações fisiológicas e biomecânicas, essenciais para o desenvolvimento fetal e para a preparação ao parto. Entre essas alterações, destacam-se o aumento da produção hormonal (como a relaxina), a redistribuição do centro de gravidade, a hiperlordose lombar, o aumento do volume sanguíneo e da frequência cardíaca. Essas modificações, embora fisiológicas, podem gerar desconfortos musculoesqueléticos e cardiovasculares que necessitam de acompanhamento profissional.


​​Fonte: FARIA, Daniela Aparecida de. Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.​

Com base nas adaptações fisiológicas e biomecânicas do ciclo gravídico-puerperal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

Hipotensão progressiva até o final da gestação.

Alternativa 2:

A ação da relaxina promove estabilidade articular, reduzindo a mobilidade da pelve durante a gravidez.

Alternativa 3:

O débito cardíaco reduz-se progressivamente ao longo da gestação, devido à compressão da veia cava inferior.

Alternativa 4:

A capacidade vital pulmonar permanece inalterada durante a gestação, não ocorrendo adaptações respiratórias significativas.

Alternativa 5:

O aumento da lordose lombar é uma adaptação biomecânica que contribui para reposicionar o centro de gravidade durante a gestação.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.