Durante o processo de ensino-aprendizagem, diferentes formas de avaliação são utilizadas para observar o desenvolvimento dos alunos. Segundo Libâneo (2013), ao reduzir a avaliação a um simples instrumento de controle, o professor acaba negligenciando uma de suas funções essenciais: contribuir para o desenvolvimento das capacidades e habilidades dos alunos. Nesse sentido, cabe ao docente adotar estratégias que promovam a interação com os estudantes que apresentam dificuldades ou que não conseguem acompanhar o ritmo da turma.
Fonte: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
Com base nas características dos tipos de avaliação da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação diagnóstica é realizada antes ou no início do processo de ensino, visando identificar conhecimentos prévios.
II. A avaliação formativa ocorre ao longo do processo e possibilita ajustes nas estratégias de ensino.
III. A avaliação somativa tem caráter classificatório e é realizada ao final de um ciclo.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.