QUESTÃO 2

Considere o estudo de caso hipotético a seguir:

Durante uma aula de Geografia, a professora Ana propôs que seus alunos realizassem uma atividade fora da sala de aula: eles deveriam observar o bairro ao redor da escola e anotar as diferentes paisagens e formas de uso do território. Ao retornar, os alunos discutiram como as áreas observadas eram utilizadas de maneiras distintas, como locais de lazer, moradia ou comércio. A professora então questionou como essas observações poderiam ser relacionadas à dinâmica social e econômica do bairro e de que forma esse tipo de atividade poderia ampliar a compreensão geográfica, conectando teoria e prática.

Elaborado pelo autor.

Com base no caso apresentado, o princípio metodológico do ensino de Geografia que está sendo enfatizado pela professora Ana na condução de sua aula é:

Alternativas
Alternativa 1 – O uso de memorização e repetição de conceitos geográficos para fixar o conteúdo.
Alternativa 2 – O ensino voltado para a interpretação de fenômenos naturais, porém sem considerar a dimensão social.
Alternativa 3 – A ênfase no estudo da Geografia, por meio de livros didáticos e análise do ambiente proposto nas imagens.
Alternativa 4 – A valorização de técnicas cartográficas como ferramenta de aprendizagem em Geografia, como a utilização de mapas.
Alternativa 5 – A aplicação da Geografia crítica, que conecta o estudo teórico com a análise das realidades socioespaciais observadas diretamente pelos alunos.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.