É importante informar que a prática da Egiptomania é um fenômeno mundial e que ela surgiu muito antes da egiptologia. Os visitantes do Egito antigo, os seus vizinhos e contemporâneos, foram os primeiros egiptomaníacos do mundo. Cretenses, fenícios, assírios, persas e, posteriormente, gregos e romanos, milênios antes de Cristo, já levavam para os seus lugares de origens, e davam novos usos, nas suas artes e técnicas, elementos desenvolvidos pelo engenho Egípcio.” (BAKOS, Margaret M. Egiptomania: fragmentos do Egito Antigo no Brasil. ANPUH: XXII Simpósio Nacional de História, João Pessoa, 2003. Disponível em: https://www.anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548177543_ebf4b161dbb033ed077268864ca68279.pdf. Acesso em 04 jun. 2025)
Isto é, a egiptomania é um fenômeno de utilização de elementos do Antigo Egito, mantendo ou não o significado original destes materiais. Atualmente, a egiptomania pode estar presente em filmes (exemplo Príncipe do Egito ou Deuses do Egito), letras de músicas (exemplo Septicflesh – Anubis), videoclipes (Katy Perry – Dark Horse), entre outros diversos materiais.
Diante disso, caro(a) aluno(a), convido você a assumir o papel de um professor de história e elaborar um plano de aula.
Imagine que você assumiu uma turma de sexto ano, do Ensino Fundamental II, que está conhecendo a civilização egípcia antiga e, embora muitos deles achem legal alguns elementos, muitos deles não conseguem perceber o sentido de estudar essa civilização tão antiga atualmente. Neste caso, você teve a ideia de aplicar a egiptomania para retomar os aspectos trabalhados sobre o Egito Antigo. Para isso, você terá que seguir os seguintes passos:
- a) Escolher um material que apresente egiptomania (filme, música, videoclipe, souvenir, literatura etc.).
- b) Montar um plano de aula com os seguintes pontos: Dados da aula (nome do professor, nome da escola – fictício – turma e cronograma), Tema; Objetivos; Conteúdo; Estratégias e Atividades; Materiais necessários; Avaliação.
- c) Referências bibliográficas.
Orientações gerais:
– Para esta atividade, você deverá assistir ao vídeo exlicativo, disponível na Sala do Café
– Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas ABNT.
– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
– Envie seu MAPA, conforme o Template, disponível no Material da Disciplina
– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.