“É preciso garantir que a inteligência artificial na educação seja utilizada como ferramenta de emancipação e não de dominação, respeitando os direitos humanos, a diversidade cultural e a autonomia pedagógica” (Azambuja; Silva, 2024, p. 15).
Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Unisinos Journal of Philosophy, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.07. Acesso em: 24 jul. 2025.
Na conclusão do artigo, os autores reafirmam que o uso da inteligência artificial na educação não deve ser um fim em si mesmo, tampouco um instrumento de controle ou padronização. Ao contrário, a IA deve ser compreendida como um meio potencialmente poderoso de promover a emancipação humana, desde que sua aplicação seja orientada por princípios éticos, democráticos e inclusivos. A citação destaca a importância de garantir que os valores da dignidade, da diversidade e da liberdade pedagógica não sejam anulados por uma lógica tecnocrática.
A discussão propõe uma visão crítica e comprometida com os direitos humanos no contexto educacional mediado por tecnologia. A IA pode contribuir para ampliar o acesso, personalizar o ensino e apoiar a aprendizagem, mas só será legítima se respeitar a pluralidade cultural e a autonomia dos educadores e estudantes. O grande desafio é evitar que os sistemas automatizados se tornem formas de dominação simbólica, política ou econômica, comprometendo os ideais de justiça e equidade que devem fundamentar qualquer projeto educacional.
Qual deve ser a principal orientação ética para o uso da inteligência artificial na educação, conforme aponta a citação?
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