MAPA – RECREAÇÃO E LAZER – 52_2025 Com base na reflexão trazida pelos textos anteriores, esta atividade MAPA busca promover o resgate de brincadeiras tradicionais, valorizando o seu papel na construção da memória coletiva e estimulando o desenvolvimento social e cultural, com foco na redução da imersão digital e no aumento das interações físicas e sociais entre os indivíduos. Desse modo, a atividade será realizada em duas etapas, atente-se ao seu contexto de aplicação (escolar – LICENCIATURA e recreacional – BACHARELADO). Agora é hora de “colocar as mãos na massa”: Etapa 1 – Levantamento de Brincadeiras Tradicionais Objetivo da Etapa: Conhecer e resgatar brincadeiras tradicionais, investigando sua presença nas gerações passadas e sua adaptação no presente. Instruções: Realize três entrevistas com pessoas de diferentes faixas etárias (avós, pais, filhos, tios, irmãos, amigos etc.), perguntando quais eram as brincadeiras que costumavam brincar na infância. Registre detalhes importantes como: nome da brincadeira, como se brinca/joga, regras principais, materiais necessários, local, e qual o seu objetivo/significado. Busque identificar ao menos três brincadeiras tradicionais (em comum), que eram populares na infância das pessoas entrevistadas, e preencha os dados coletados nas fichas disponíveis no MODELO MAPA. Etapa 2: Proposta de Plano de Aula ou Atividade Recreativa Objetivo da Etapa: Elaborar uma proposta prática, aplicando as três brincadeiras tradicionais coletadas na etapa anterior, como recurso pedagógico essencial para a construção da identidade cultural e desenvolvimento social das crianças, promovendo um ambiente dinâmico, inclusivo e motivador. Instruções: Para os alunos da Licenciatura em Educação Física (contexto escolar): Elabore um plano de aula para uma turma do 5⁠º ano do Ensino Fundamental, utilizando as brincadeiras tradicionais coletadas na etapa 1. O plano deve incluir: – Tema da aula: escolha em acordo às temáticas da área e reflexão proposta na atividade. – Objetivos: estabeleça objetivos pedagógicos em acordo à reflexão proposta na atividade. – Materiais necessários: liste os materiais e recursos utilizados. – Organização: defina o tempo de duração, número de participantes etc. – Encaminhamentos e avaliação: descreva como se dará o desenvolvimento de sua aula, como as atividades pesquisadas serão realizadas e como se dará a avaliação do aprendizado (físico, social e emocional). Para os alunos do Bacharelado em Educação Física (contexto de recreação em hotel): elabore uma programação de recreação para crianças e/ou adolescentes em um hotel, resgatando as brincadeiras tradicionais coletadas. A programação deve incluir: – Nome da programação: escolha um nome lúdico e em acordo à reflexão proposta na atividade. – Objetivos: estabeleça objetivos recreativos e sociais em acordo à reflexão proposta na atividade. – Materiais necessários: liste os materiais e recursos utilizados. – Organização: defina o tempo de duração, número de participantes, etc. – Encaminhamentos e fechamento: descreva como se dará o desenvolvimento de sua programação, como as atividades pesquisadas serão realizadas e como se dará a reflexão sobre a temática junto aos participantes.
Elaborar uma proposta prática, aplicando as três brincadeiras tradicionais coletadas na etapa anterior, como recurso pedagógico essencial

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

Elaborar uma proposta prática, aplicando as três brincadeiras tradicionais coletadas na etapa anterior, como recurso pedagógico essencial ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.