Questão 4
Em 1962, foi criada a Campanha Nacional Contra a Varíola (CNCV). “Apesar de ter este nome, a CNCV não era uma ação, mas, sim, um órgão que tinha autonomia financeira para controle da varíola”.
 
Em 1966, a CNCV foi substituída pela Campanha de Erradicação da Varíola (CEV), que atuou até 1970. Com o incentivo da OMS e da OPAS e o direcionamento de verbas, a vacinação foi avançando no Brasil. “Havia vacinação em massa em parques e praças públicas. A população era chamada à rua para se vacinar. Também havia vacinação em escolas, universidades, no trabalho”.
 
Em paralelo, houve a instalação de Unidades de Vigilância Epidemiológica (UVEs) no país. Segundo Tania, ocorria também a vacinação de bloqueio. O último caso de varíola humana do país foi registrado no Rio de Janeiro em 1971. E, em 1973, recebemos o certificado da OMS de erradicação da doença.
 
“A experiência brasileira de erradicação da varíola foi muito promissora. Inclusive, alguns profissionais da Fiocruz, entre eles, o sociólogo José Fernando de Souza Verani (1951) e o médico Cláudio do Amaral Júnior (1934-2019), ex-coordenador da CEV, foram convidados para auxiliar na erradicação da doença em países que, na época, ainda tinham varíola”
 
E, não para por aí…Todo o esforço empregado no combate à varíola ajudou a dar o pontapé inicial para a criação do Programa Nacional de Imunização (PNI) em 1973 e do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) em 1976.

ADAPTADO DE: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Varíola: Erradicação e Conquistas na Saúde Pública. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/saude/variola-erradicacao/. Acesso em: 01 out. 2023.


Notadamente, a vacina contra a varíola foi um marco na saúde pública, sendo imprescindível para o desenvolvimento da humanidade. Neste sentido, considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. A qualificação contínua dos profissionais de saúde é reconhecida como essencial para implementar com sucesso as políticas de Promoção da Saúde, sendo necessária uma educação permanente para adequar os perfis profissionais às exigências de um cuidado integral e eficaz no âmbito do SUS.
 
PORQUE
 
II. A Promoção da Saúde no SUS é efetivada por meio de políticas públicas e programas que visam prevenir doenças e educar a população sobre cuidados de saúde, exemplificados pelo desenvolvimento de vacinas e campanhas de conscientização que contribuíram para a erradicação de doenças como a varíola, por exemplo.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Em 1962, foi criada a Campanha Nacional Contra a Varíola (CNCV). “Apesar de ter este nome, a CNCV

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

Em 1962, foi criada a Campanha Nacional Contra a Varíola (CNCV). “Apesar de ter este nome, a CNCV ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.