Em 1998 a revista FORBES publicou uma reportagem muito interessante falando sobre como o Walmart, uma das principais empresas norte-americanas, tinha aumentando sua venda ao fazer análise de consumo dos seus clientes. Essa reportagem, chamada de Síndrome da Fralda-Cerveja (Diaper-beer syndrome), nos traz:
“FAZ PARTE do folclore do processamento de dados. Uma rede de varejo colocou todos os dados do seu caixa em um gigantesco armazém digital e colocou os discos rígidos para funcionar. Surgiu uma correlação bastante inesperada: vendas de fraldas e cerveja. Evidentemente, os pais jovens costumavam ir até a loja tarde da noite para comprar Pampers e comprar Bud Light enquanto estavam lá.”
Fonte: https://www.forbes.com/forbes/1998/0406/6107128a.html. Acesso em: 22 ago. 2025.
Segundo foi divulgado, a rede de supermercados começou a localizar as gôndolas de cervejas próximas às gôndolas de fraldas, o que resultou em um crescimento de 30% nas vendas de ambos os produtos.
Como você pode ver, análise de dados, trabalhar com Big Data e outras tecnologias para potenciar vendas e a publicidade de um produto não é algo novo. Já em 1998 a Forbes falava desse caso que aconteceu em 1992. Ou seja, são mais de 20 anos entre esse fato e os tempos atuais.
A pergunta que fica é:
– Como você pode usar o conhecimento da nossa disciplina para potenciar seus clientes e suas campanhas?
Então, vamos para nossa atividade:
1 – Escolha e Apresente uma Marca
Selecione uma marca real que exista há pelo menos 20 anos.
A marca pode ser internacional, nacional ou local, desde que possua relevância em seu mercado.
Apresente brevemente a história dessa marca e explique por que ela é importante, destacando sua relevância cultural, econômica ou social.
2 – Análise da Situação Atual
Descreva o estado atual da marca, observando como ela se posiciona hoje no mercado.
Identifique pontos fortes e pontos fracos na comunicação, no relacionamento com o público ou em suas estratégias de marketing.
]3 – Aplicação de um Tópico Contemporâneo
Escolha um dos tópicos contemporâneos de publicidade estudados em nossa disciplina (exemplo: Big Data, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Marketing de Influência, Omnichannel, Experiências Imersivas, entre outros).
Explique como essa tecnologia, ferramenta ou tendência poderia ser aplicada pela marca escolhida.
Detalhe de que forma essa aplicação poderia melhorar a comunicação, otimizar os serviços ou aumentar as vendas da marca.
Compreendido?
ATENÇÃO, ESTUDANTE:
– Assista ao vídeo de orientações para realização da atividade MAPA, disponível na Sala do café.
– Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download em Material da Disciplina.
– Certifique-se sempre de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
– Não esqueça de utilizar as citações e referências de modo correto. Em Material da disciplina há um arquivo com normas para realização de citações e referências.
– Qualquer dúvida, entre em contato com a mediação.
Boa sorte e bons estudos!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
