QUESTÃO 1

Em 2025, um bibliotecário recém-contratado por uma universidade pública do interior do Paraná recebeu a missão de realizar uma avaliação completa do acervo da biblioteca central. Ao iniciar o trabalho, constatou que uma parcela significativa da coleção de livros-texto impressos (especialmente de áreas como administração, direito e informática) estava desatualizada, com edições ultrapassadas há mais de dez anos e em mau estado de conservação. Além disso, a análise de uso demonstrou que muitos desses exemplares não eram emprestados ou consultados pelos estudantes havia vários semestres.

Durante a avaliação, o bibliotecário também identificou uma lacuna importante: para atender a um novo programa de pós-graduação em Energias Renováveis, a biblioteca possuía pouquíssimos títulos atualizados, dificultando o suporte às atividades de ensino e pesquisa dessa área emergente.

Embora reconheça o princípio de que o acervo deve ser um “organismo em crescimento”, o profissional sabe que manter grande quantidade de materiais obsoletos compromete o espaço, dificulta a organização e reduz a eficiência do atendimento. Ao mesmo tempo, entende que decisões de descarte e aquisição devem considerar tanto a relevância acadêmica quanto o uso efetivo dos materiais.

 

PIZARRO, D. C. MATTOS, M. C. C. M. Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

​Com base no texto e nos princípios de avaliação de coleções, no que melhor descreve a ação que o bibliotecário deve priorizar para otimizar o acervo, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Focar exclusivamente na aquisição de novos livros para a nova área de pesquisa, ignorando a coleção desatualizada, pois a prioridade é o crescimento do acervo e a inserção de novos temas.
Alternativa 2 – Iniciar um processo de desbastamento e descarte indiscriminado de todos os materiais desatualizados e em mau estado, uma vez que o espaço da biblioteca precisa ser otimizado para a chegada de novos materiais.
Alternativa 3 – Realizar o desbastamento e o descarte dos materiais em desuso, em conformidade com os critérios de avaliação (condição física e desatualização), para abrir espaço no acervo e direcionar os recursos para a aquisição de novos materiais para a área deficitária.
Alternativa 4 – Restaurar todos os livros em mau estado de conservação, pois o descarte de materiais contradiz a Terceira Lei de Ranganathan, que preza pela utilização dos livros pelos leitores.
Alternativa 5 – Manter todos os materiais desatualizados no acervo, pois, mesmo sem uso, eles contribuem para o volume da coleção, o que é um indicador de status e de riqueza bibliográfica da instituição.

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