Em 2025, um bibliotecário recém-contratado por uma universidade pública do interior do Paraná recebeu a missão de realizar uma avaliação completa do acervo da biblioteca central. Ao iniciar o trabalho, constatou que uma parcela significativa da coleção de livros-texto impressos (especialmente de áreas como administração, direito e informática) estava desatualizada, com edições ultrapassadas há mais de dez anos e em mau estado de conservação. Além disso, a análise de uso demonstrou que muitos desses exemplares não eram emprestados ou consultados pelos estudantes havia vários semestres.
Durante a avaliação, o bibliotecário também identificou uma lacuna importante: para atender a um novo programa de pós-graduação em Energias Renováveis, a biblioteca possuía pouquíssimos títulos atualizados, dificultando o suporte às atividades de ensino e pesquisa dessa área emergente.
Embora reconheça o princípio de que o acervo deve ser um “organismo em crescimento”, o profissional sabe que manter grande quantidade de materiais obsoletos compromete o espaço, dificulta a organização e reduz a eficiência do atendimento. Ao mesmo tempo, entende que decisões de descarte e aquisição devem considerar tanto a relevância acadêmica quanto o uso efetivo dos materiais.
PIZARRO, D. C. MATTOS, M. C. C. M. Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.
Com base no texto e nos princípios de avaliação de coleções, no que melhor descreve a ação que o bibliotecário deve priorizar para otimizar o acervo, assinale a alternativa correta:

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