Em estudos de pesquisa, a correlação linear é usada para investigar se há uma relação entre duas variáveis. Por exemplo, em uma pesquisa sobre saúde, pode-se analisar a correlação entre a quantidade de exercício físico (variável X) e a pressão arterial (variável Y). No campo econômico e financeiro, a correlação linear é utilizada para entender como duas variáveis econômicas se comportam em relação uma a outra. Por exemplo, pode-se estudar a correlação entre as taxas de juros e o índice de inflação, para prever tendências econômicas.
MARTINS, E.; SILVA, J. Estatística aplicada: Conceitos e técnicas para análise de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2022.
Um estatístico fez uma pesquisa em uma organização referente ao custo da matéria-prima e ao seu preço de venda. Para realizar esse estudo, durante 30 dias, coletou 50 produtos e analisou o custo da matéria-prima e o preço de venda. Baseado nessas 50 amostras coletadas, ele fez uma análise estatística dessa correlação (custo e preço de venda) e chegou à conclusão que o Coeficiente de Pearson encontrado foi de 0,93.
Com base nesse resultado, podemos concluir que:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.