TEXTO 1
TEXTO 2
Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências,
recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção “bancária” da educação, em que a única
margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los.
Margem para serem colecionadores ou fichadores das coisas que arquivam. No fundo, porém, os grandes
arquivados são os homens, nesta (na melhor das hipóteses) equivocada concepção “bancária” da educação.
Arquivados, porque, fora da busca, fora da práxis, os homens não podem ser. Educador e educandos se
arquivam na medida em que, nesta destorcida visão da educação, não há criatividade, não há
transformação, não há saber. Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente,
permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. Busca esperançosa também.
Na visão “bancária” da educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada
saber. Doação que se funda numa das manifestações instrumentais da ideologia da opressão – a
absolutização da ignorância, que constitui o que chamamos de alienação da ignorância, segundo a qual esta
se encontra sempre no outro.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17a. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987, p. 36.
A partir da leitura dos dois textos acima, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para
falsas:
I – A transmissão de conteúdo, a educação conteudista, educação bancária e expositiva é positiva para o
aprendizado do aluno, pois o método ajuda os alunos a aplicarem o aprendizado do conteúdo
memorizado.
II – A metodologia aplicada tanto no ensino religioso, quanto na educação cristã, como Catequese ou EBD,
por exemplo, para ser eficaz, precisa ir além da mera transmissão de conteúdo ou memorização de dados.
III – A metodologia de ensino expositiva, que descarrega informação sob os alunos sem levar à práxis, é
classificada pelo pedagogo Paulo Freire como negativa, pois não leva o estudante a transformação, ao saber
ou a esperança.
18/06/2025, 09:50 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 6/10
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F,V,V.
V,F,F.
F,F,V.
V,V,F.
V,V,V.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.