Em março deste ano, estreou na Netflix a série Adolescência, causando frenesi nas redes sociais, mas também mobilizando reflexões acerca da violência entre pares. Neste contexto, Noronha (2025) publicou uma entrevista que fez com alguns debatedores da educação e saúde mental na CNN Brasil sob o título “Como a série ‘Adolescência’ influencia o debate sobre bullying nas escolas”, no qual podemos ler que: . . . a produção britânica “Adolescência” tem gerado discussão entre o público e já tem sido apontada por algumas publicações como a série mais impactante do ano. Com 24,3 milhões de visualizações nos primeiros quatro dias no streaming, os quatro episódios de “Adolescência” vão além de simplesmente contar a história de Jamie (Owen Cooper), adolescente de 13 anos acusado de matar uma colega de classe. A maneira como “Adolescência” trata assuntos como a violência física e psicológica nas escolas, aliás, tem levantado a dúvida se a série contribui, de fato, para ampliar o debate sobre como enfrentar esses problemas. O educador Carlos Coelho, fundador da consultoria educacional Nova Educa, aponta que a série pode ajudar profissionais do ensino a compreenderem melhor o bullying e seus desdobramentos e, inclusive, servir como um ponto de partida para a conscientização dos alunos. “Usar séries, filmes, vídeos do TikTok e até memes é uma boa estratégia para iniciar conversas importantes, principalmente por contemplar a linguagem dos adolescentes. É um artifício que pode trazer resultados na aprendizagem do aluno”, comenta Fonte: NORONHA, H. Como a série “Adolescência” influencia debate sobre bullying nas escolas. CNN Brasil, 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/como-a-serie-adolescencia-influencia-debate- sobre-bullying-nas-escolas/. Acesso em: 28 abr. 2025. A compreensão acerca do impacto da violência no contexto escolar é fundamental para o estabelecimento de um clima adequado a práticas de trabalho e de aprendizagens saudáveis. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir: I. Bullying se caracteriza por comportamentos agressivos, repetitivos, ancorados em uma relação de desequilíbrio de poder. II. O desequilíbrio de poder na prática de bullying pode decorrer da diferença de idade, características físicas ou emocionais, bem como o suporte de outros colegas envolvidos III. Práticas de bullying indireto tem se tornado comuns, principalmente no ambiente virtual, no qual difamações, boatos humilhantes e difamatórios espalham com rapidez. IV. Apesar de ser uma prática violenta, causa poucas consequências no processo de aprendizagem, pois as vítimas são atacadas no âmbito emocional, o qual não reverbera nesta área do desenvolvimento. É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I e II, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.