QUESTÃO 9
Enfrentar as limitações presentes no processo de avaliação de desempenho é uma tarefa desafiadora, que exige planejamento estratégico, decisões assertivas, disseminação de informações claras e investimentos em capacitação dos envolvidos. Essas limitações, conhecidas como vícios, podem ser divididas em conscientes e inconscientes e costumam gerar críticas e questionamentos sobre a validade dos resultados. Como a avaliação é uma prática permeada de subjetividade, cabe ao profissional de Recursos Humanos reconhecer suas restrições para antecipar-se e adotar medidas capazes de reduzir tais fragilidades. Entre os problemas mais recorrentes, observa-se que, do lado do Avaliador, há a tendência de priorizar o simples preenchimento de formulários em detrimento de uma análise crítica e objetiva, de realizar comentários negativos que geram reações desfavoráveis no avaliado ou de fundamentar sua análise em fatores irrelevantes. Já sob a ótica do Avaliado, é comum perceber a avaliação como um mecanismo de recompensa ou punição e enxergar o processo como parcial ou injusto. Dessa forma, ainda que bastante utilizado, o processo de avaliação de desempenho segue sendo alvo de críticas justamente pela sua subjetividade.

Fonte: adaptado de: PIZZAIA, Angela Ferreira de Lima; PEREIRA, Luciano Santana; KOYAMA, Renata Emy. Gestão do Desempenho. Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando o texto e os estudos da disciplina sobre as limitações no processo de avaliação de desempenho, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma das limitações no processo de avaliação de desempenho são os vícios inconscientes do avaliador, em que ele toma as mesmas atitudes anteriores sem intenção premeditada, como considerar características extracargo, deixando-se levar por valores ou atitudes que o avaliado possui fora do ambiente de trabalho, podendo influenciar positiva ou negativamente no resultado da avaliação.

II. Uma das limitações no processo de avaliação de desempenho são os vícios inconscientes do avaliador, em que ele toma as mesmas atitudes anteriores sem intenção premeditada, como julgar sob a impressão de uma qualidade, deixando-se influenciar por uma qualidade fortemente presente no conjunto de características do avaliado.

III. Uma das limitações no processo de avaliação de desempenho são os vícios inconscientes do avaliador, em que ele toma as mesmas atitudes anteriores sem intenção premeditada, como basear-se em acontecimentos recentes, levando em conta, apenas, os fatos acontecidos num curto espaço de tempo anterior ao processo avaliativo.

IV. Uma das limitações no processo de avaliação de desempenho são os vícios inconscientes do avaliador, em que ele toma as mesmas atitudes anteriores sem intenção premeditada, como supervalorizar as qualidades potenciais, confundindo resultados concretamente realizados com características potenciais que identifica no avaliado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.