Entre os ritmos mais comuns e distintivos da música brasileira, a divisão binária é mais usada. Ritmos como samba, choro, baião e xote usam o compasso de dois tempos, enquanto o compasso de quatro tempos é usado na notação do maracatu, por exemplo. As valsas usam o compasso de três tempos. Além disso, existem muitos outros ritmos que se encaixam nesses compassos e em outros, e mesmo os ritmos mencionados acima podem pertencer a uma métrica diferente.

Figura 1 – Leitura ritmica.
Fonte: Uriarte, 2019, p. 11.
Após análise da figura apresentada, a seguir, analise as afirmativas:
I. A pauta rítmica indicada pelo exercício 5, apresenta uma fórmula de compasso em 2 por 4 (2/4).
II. A pauta rítmica indicada pelo exercício 5, apresenta 10 compassos. No segundo compassos podemos identificar uma figura rítmica nomeada como semínima seguida de uma figura de pausa (que representa a pausa da figura semínima).
III. A pauta rítmica indicada pelo exercício 6, apresenta uma fórmula de compasso simples composta por 12 compassos.
IV. Identificamos no exercício 6, no compasso 5, uma pausa de semínima e a figura rítmica nomeada colcheia agrupada (ou seja, a união de 2 colcheias).
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
