QUESTÃO 5
“Escolher o microfone apropriado, no entanto, é apenas metade da história. O posicionamento de um microfone pode desempenhar um papel tão importante quanto, e é uma das ferramentas mais valiosas de um engenheiro. Como o posicionamento do microfone é uma forma de arte, não há certo ou errado […]. À medida que novos estilos musicais se desenvolvem, novas técnicas de gravação também tendem a evoluir. Isso ajuda a dar vida nova à música e à produção. A arte da gravação deve estar sempre aberta a mudanças e experimentações, dois dos fatores mais fortes que mantêm a música e o negócio da música vivos e frescos” (Huber, Runstein, 2005, p. 136, tradução nossa).

 

Huber, D.M.; Runstein, R.E. Modern Recording Techniques. Oxford: Elsevier Inc, 2005.

 

​A escolha do tipo de microfone e o seu posicionamento influenciam diretamente na qualidade do som captado. Existem inúmeras técnicas e possibilidades, e ainda muita possibilidade para experimentação. No entanto, sabemos que existem formas mais adequadas para atingir algum resultado específico. Quanto ao assunto, avalie as afirmativas a seguir.

​I. A técnica de dual miking envolve o uso de dois microfones posicionados de forma diferente, com intuito de captar distintas qualidades da fonte sonora. A soma do som dos dois microfones é trabalhada na mixagem, chegando ao timbre desejado.

II. A técnica de room miking faz uso de um ou mais microfones afastados da fonte sonora, com intuito de captar a reverberação da sala e como a fonte sonora se comporta no ambiente. Isto trará profundidade e naturalidade para o som.

III. A técnica mais usual de gravação de voz em estúdio é o uso de um microfone condensador posicionado próximo à boca do cantor, com intuito de captar detalhes da execução, assim como evitar o som indesejado de sala, ruídos externos ou demais interferências. É aconselhável o uso de pop filters ou espumas antipuff, para evitar sopros diretamente na cápsula, assim como estalos e “explosões” causados por projeção abrupta do ar, como com as letras “p” e “b”.

IV. A técnica mais usual de gravação de violão em estúdio consiste em posicionar um microfone dinâmico próximo ao 12º traste do violão, com intuito de captar o som das cordas somado ao som do corpo do instrumento. Esta microfonação terá um resultado rico em detalhes, com equilíbrio entre graves e agudos.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.