Estima-se que as atividades humanas tenham causado cerca de 1,0 °C de aquecimento global acima dos níveis pré-industriais, com uma variação provável de 0,8 °C a 1,2 °C. É provável que o aquecimento global atinja 1,5 °C entre 2030 e 2052, caso continue a aumentar no ritmo atual. O aquecimento causado por emissões antrópicas desde o período pré-industrial até o presente persistirá por séculos e milênios e continuará causando mudanças a longo prazo no sistema climático, como aumento dos níveis dos oceanos, com impactos associados.
IPCC. Relatório espacial do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/relatorios-do-ipcc/arquivos/pdf/relatorio-executivo-08-07-web.pdf. Acesso em: 20 ago. 2025.
As emissões de gases de efeito estufa (GEE) ocorrem praticamente em todas as atividades humanas e setores da economia. Entre os GEE, o dióxido de carbono (CO
2) é o mais abundante, sendo emitido como resultado de inúmeras atividades humanas, como, por exemplo, por meio do uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e também com a mudança no uso da terra. A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera aumentou 35% desde a era industrial, e esse aumento deve-se a atividades humanas, principalmente pela queima de combustíveis fósseis e remoção de florestas. O CO
2 é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa.
O segundo GEE mais emitido, o gás metano (CH4), é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório), e também pela criação de gado e cultivo de arroz, apresentando poder de aquecimento global 21 vezes maior que o CO2. O óxido nitroso (N2O), terceiro GEE mais emitido, cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO2.
BRASIL. Efeito estuda e aquecimento global. In: InforMMA – Ciência da mudança do clima. Brasília: MMA. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global.html. Acesso em: 20 ago. 2025.
Sobre os poluentes atmosféricos, assinale a alternativa correta: